Os gêmeos Gianna e Andrew Renwick nasceram no dia 18 de julho, pesando pouco menos de 2,5 quilos cada. Um mês depois, em 20 de agosto, foram batizados na Igreja de Santa Maria, em Reynoldsville, Pensilvânia, EUA, pelo padre Ben Daghir e pelo diácono Luke Daghir, que também são gêmeos.

Luke e Kristin Renwick são pais de quatro filhos menores de quatro anos: Arthur, Grace, Gianna e Andrew.

 

Kristin e Luke Renwick com o padre Ben Daghir, o diácono Luke Daghir e os gêmeos batizados, Gianna e Andrew Renwick. Don Wojtaszek
Kristin e Luke Renwick com o padre Ben Daghir, o diácono Luke Daghir e os gêmeos batizados, Gianna e Andrew Renwick. Don Wojtaszek

“Fomos abençoados com gêmeos, então acabamos dobrando nossa família”, disse Luke Renwick à CNA, agência em inglês do grupo ACI.

“Sempre rezamos para ter gêmeos”, disse Kristin. A mãe dela tem uma irmã gêmea e o avô de sua mãe também. Mas depois de sofrer um aborto espontâneo no outono passado, os gêmeos não estavam na mente dos Renwick.

“Você nunca pensa realmente: Deus nos concederá esse pedido? Mas, certamente, nossas orações foram ouvidas e Deus é bom”, disse Kristin.

Quando os Renwicks descobriram que estavam esperando gêmeos, ficaram entusiasmados em contar a notícia para o pároco, padre Ben Daghir, ordenado na primavera de 2022, já que ele também é gêmeo.

Luke disse que, à medida que a data do parto se aproximava, eles falaram com o padre Daghir para organizar o batismo.

Padre Ben Daghir batiza Gianna Renwick, na frente de sua mãe, Kristin Renwick. Don Wojtaszek.
Padre Ben Daghir batiza Gianna Renwick, na frente de sua mãe, Kristin Renwick. Don Wojtaszek.

“Pedimos a ele para fazer isso, e naquela conversa ele nos perguntou: ‘Você gostaria que meu irmão participasse também? Porque ele já será diácono nesse momento, e então seriam dois gêmeos batizando dois gêmeos'".

“Achamos que era a coisa mais legal do mundo”, disse Luke, acrescentando que era uma oportunidade única.

Os Renwick decidiram que, em vez de fazer uma cerimônia separada, a fariam durante a missa, “porque realmente queríamos que outras pessoas também participassem”, disse Luke.

Kristin acrescentou: “Acho que foi o testemunho disso que o tornou muito mais especial”.

Outra circunstância especial foi poder ter dois pares de padrinhos, um para cada bebê. Os padrinhos de Gianna são a irmã e o cunhado de Kristin, e os padrinhos de Andrew são a irmã de Luke e um amigo próximo da família que atualmente está no seminário.

 

Andrew Renwick é apresentado em St. Mary's of Reynoldsville, Pensilvânia, como um novo cristão. Don Wojtaszek
Andrew Renwick é apresentado em St. Mary's of Reynoldsville, Pensilvânia, como um novo cristão. Don Wojtaszek

Para Kristin, a presença de três pares de gêmeos no batismo foi muito especial: “Havia os gêmeos Daghir, minha mãe e minha tia, e depois os bebês. Temos uma ótima foto de todos juntos”, disse ela.

Os Renwick disseram que os nomes de cada um dos gêmeos também têm um significado especial.

Desde 2015, o casal participa do “Alpha”, um programa de formação de fé para adultos com ênfase na evangelização. Um dia, durante uma palestra, o palestrante disse: “Nem todos podemos ser são Pedro, mas todos podemos ser santo André”, referindo-se ao fato de André ter apresentado Pedro a Jesus. Isso tocou o coração de Luke.

Mais em

“Sempre gostei de estarmos aqui para apresentar Jesus às pessoas”, disse ele.

Uma das santas favoritas de Kristin é santa Gianna Beretta Molla, esposa, mãe e médica italiana, que deu a vida em 1962 para salvar o bebê que ela carregava no ventre.

“Sou médica de família. Por isso sempre gostei de santa Gianna porque ela era pediatra, claro, e também liderava o movimento pró-vida, que é tão especial para mim", disse Kristin.

Gianna e Andrew, agora com 3 meses, já têm uma “conexão” única. Kristin disse que ver os dois aconchegados e interagindo “é incrível” e um “milagre de Deus”.