O jornalista católico Sachin Jose publicou um vídeo, que viralizou rapidamente, no qual um grupo de jogadores de futebol americano é visto cantando a Ave Maria em latim, após um dos seus jogos.

“O time de futebol da St. Joseph Academy High School em San Marcos, Califórnia, é popularmente conhecido como os Crusaders [Cruzados]. Isso aconteceu ontem depois de vencer uma partida”, escreveu ele em sua conta na rede social X na sexta-feira (27), onde o vídeo tem quase 100 mil visualizações.

 

No vídeo é possível ver os jogadores ajoelhados no campo, cantando em voz alta a Ave Maria em latim. Terminam com o sinal da cruz e o pedido de proteção a são José, sob cuja proteção está sua escola secundária.

Esta é a letra da Ave Maria em latim: Ave Maria, gratia plena, Dominus Tecum. Benedicta Tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris Tui, Iesus. Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc, et in hora mortis nostrae. Amen.

Não é a primeira vez que os Crusaders viralizam com esta oração em honra à Virgem Maria. Já havia acontecido em setembro com um vídeo semelhante.

Na ocasião, publicaram outro vídeo no qual diziam que a equipe canta a Ave Maria após cada jogo em homenagem à Virgem, pois “a escola tem uma identidade católica incrível e criou um ambiente onde os alunos se tornam verdadeiramente líderes católicos que amam o nosso Senhor, Santa Maria, a missa e a fé católica”.

 

A ideia de cantar a Ave Maria partiu de um dos jogadores, Paolo, após a cerimônia da entrega das camisetas de pais e filhos. No vídeo, é possível ver Isaac e Andrew, que falam um pouco mais os motivos.

Isaac diz que o canto é uma forma de “consagrar todas as nossas ações a Deus” e que em suas camisetas, nas costas, eles agora carregam as iniciais AMDG do latim Ad maiorem Dei gloriam (Para maior glória de Deus) porque “queremos glorificar a Deus no campo, com nossas ações, sendo um bom time de futebol”.

Andrew conta que “foi muito inspirador começar a fazer isto e esperamos que se torne uma tradição depois de cada jogo”. “Queremos fazer coisas que sejam especiais para a nossa fé e para a nossa Mãe Maria, porque esse é um aspecto importante da nossa vida”, acrescenta.