Na manhã de hoje (30), a Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o secretário para as Relações com os Estados, dom Paul Gallagher, conversou por telefone com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, sobre a guerra em Israel e Gaza.

Na conversa, proposta pelo presidente iraniano, dom Gallagher manifestou “a séria preocupação da Santa Sé sobre o que está acontecendo em Israel e na Palestina”.

Gallagher reiterou “a necessidade absoluta de evitar a ampliação do conflito e de alcançar uma solução de dois Estados para uma paz estável e duradoura no Oriente Médio”.

Depois do Ângelus de ontem (29), o papa Francisco pediu um cessar-fogo e a libertação imediata dos reféns sequestrados pelo grupo terrorista Hamas, que controla a fronteira de Gaza desde 2007.

No dia 23 de outubro o papa Francisco manteve uma conversa sobre o conflito com o presidente dos EUA, Joe Biden, para encontrar “caminhos de paz”.

Francisco também recebeu um telefonema na quinta-feira (26) do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, com quem discutiu a dramática situação na Terra Santa.

Na sexta-feira (27), o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, pediu que se evitasse uma escalada na guerra entre Israel e o Hamas, e anunciou um possível encontro entre o papa Francisco e as famílias dos reféns que o grupo terrorista mantém em Gaza.