O papa Francisco e o presidente dos EUA, Joe Biden, falaram por telefone na tarde de ontem (22) para discutir “os últimos acontecimentos em Israel e Gaza”, segundo um comunicado da Casa Branca.

A Sala de Imprensa da Santa Sé disse que o telefonema durou cerca de 20 minutos e se concentrou em “situações de conflito no mundo e na necessidade de identificar caminhos para a paz”.

“O presidente condenou o ataque bárbaro do Hamas contra civis israelenses e afirmou a necessidade de proteger os civis em Gaza”, disse o comunicado da Casa Branca. Os dois também conversaram sobre a viagem de Biden a Israel na semana passada e seus esforços de assistência humanitária na região.

O papa e o presidente também discutiram “a necessidade de evitar a escalada na região e de trabalhar para uma paz duradoura no Oriente Médio”, disse a Casa Branca.

No início do dia, o papa Francisco, no Ângelus dominical, fez um apelo à paz no conflito em curso entre Israel e Hamas, que entra na sua terceira semana.

“Mais uma vez o meu pensamento dirige-se para o que está acontecendo em Israel e na Palestina. Estou muito preocupado, entristecido, rezo e estou próximo a todos aqueles que sofrem, os reféns, os feridos, as vítimas e a seus familiares”, disse.

O papa também lembrou aqueles que continuam a sofrer na Ucrânia.

“A guerra, toda guerra no mundo – penso também na atormentada Ucrânia – é uma derrota”, disse Francisco. “A guerra é sempre uma derrota, é uma destruição da fraternidade humana. Irmãos, parem! Parem".

Biden visitou Israel brevemente na quarta-feira (18), para se envolver em conversações de alto nível com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e para mostrar apoio ao Estado judeu devastado pela guerra. O presidente apelou também à ajuda ao povo palestiniano na Faixa de Gaza, onde cerca de um milhão de pessoas foram deslocadas desde o início do conflito.

Biden disse a repórteres no retorno de sua viagem que, em um telefonema com o presidente egípcio Abdel Fattah el-Sisi, o egípcio concordou em permitir que 20 caminhões transportassem ajuda humanitária para Gaza a partir da passagem restrita de Rafah, que liga o Egito a Gaza. Biden também anunciou 100 milhões de dólares em ajuda humanitária para o povo palestino em Gaza e na Cisjordânia.