“A guerra, cada guerra que há no mundo – penso também na martirizada Ucrânia – é uma derrota. A guerra é sempre uma derrota, é uma destruição da fraternidade humana. Irmãos, parem! Parem!”, pediu o papa Francisco depois da oração do Ângelus de hoje (22).

“Mais uma vez o meu pensamento dirige-se para o que está acontecendo em Israel e na Palestina”, disse o papa Francisco. “Estou muito preocupado, entristecido, rezo e estou próximo a todos aqueles que sofrem, os reféns, os feridos, as vítimas e a seus familiares”.

No sábado, 7 de outubro de 2023, o Hamas lançou uma invasão a Israel, matando mais de mil israelenses, a grande maioria deles civis. Em resposta ao ataque, Israel declarou estado de guerra e contra-atacou o grupo terrorista na Faixa de Gaza com uma mobilização militar em grande escala, enviando tropas e lançando ataques com mísseis contra alvos do Hamas.

O papa disse também que “penso na grave situação humanitária em Gaza e lamento que o hospital anglicano e a paróquia greco-ortodoxa tenham sido atingidos nos últimos dias”.

“Renovo o meu apelo para que sejam abertos espaços, que a ajuda humanitária continue a chegar e que os reféns sejam libertados”, continuou.

O papa Francisco também lembrou que para sexta-feira, 27 de outubro, convocou “um dia de jejum, oração e penitência”.

“Naquela tarde, às 18 horas, em São Pedro, teremos uma hora de oração para implorar a paz no mundo”, disse.