À medida que a última semana da assembleia deste ano se desenrola em meio a discussões cada vez mais controversas, aumenta a expectativa para a publicação do relatório de síntese do Sínodo da Sinodalidade.

O prefeito do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, Paolo Ruffini, capturou esse espírito de antecipação, falando sobre a perspectiva de um “documento conciso e discursivo” para resumir a primeira etapa desta jornada sinodal. O porta-voz da Santa Sé disse anteriormente que o relatório de síntese seria escrito pelos “especialistas” presentes no sínodo.

Relatório de síntese: Uma visão para a Igreja?

Embora sujeito a muitas alterações potenciais, espera-se que o documento tenha cerca de 40 páginas – e se concentre no que constitui uma Igreja sinodal, na igual dignidade de todos os batizados e na forma como o método sinodal se destina a renovar as comunidades católicas.

Embora seja submetido a um rigoroso processo de votação, como a Santa Sé confirmou repetidamente, também vai se basear nos documentos anteriores que prepararam o caminho para o processo sinodal, como a fase continental do sínodo.

Dado que o documento está sujeito a alterações, aprofundar o seu conteúdo pode ser prematuro.

No entanto, os delegados do sínodo destacaram que o relatório final deveria sublinhar que a Palavra do Senhor vem em primeiro lugar e que a Igreja é chamada a difundir o Evangelho; além disso, que as comunidades eclesiais locais sejam inspiradas a viver a Palavra de Deus nas suas vidas.

Supervisão eclesiástica e sinodalidade

As discussões durante o sínodo, especialmente nos círculos menores, focaram-se frequentemente na centralidade de Jesus Cristo e na importância da colegialidade episcopal.

Em meio a preocupações com a “imprecisão”, um participante do sínodo expressou o desejo de uma manifestação mais concreta da Igreja. Esta perspectiva, embora apenas uma entre várias, reflete um sentimento comum distinto da narrativa do sínodo.

A trajetória geral desta reunião também sugere uma mudança notável na supervisão eclesiástica, propondo uma responsabilização mais localizada para os núncios papais, uma mudança que poderá afetar a independência destes “embaixadores” que atualmente reportam diretamente ao papa.

Além disso, o encontro provavelmente abrirá mais espaço para discutir o papel do papa dentro de uma Igreja sinodal, relembrando a contemplação do papa são João Paulo II na sua encíclica de 1995 sobre a Unidade dos Cristãos, “Ut Unum Sint”, ao revisitar o exercício tradicional da primazia petrina.

Isto também poderia inaugurar um envolvimento mais ativo dos cardeais, alinhando-se com a recente convocação pelo papa de três consistórios para discussões eclesiásticas mais amplas, o último em 2022 visando a reforma da cúria.

Uma proposta emergente é a criação de um “Conselho do Sínodo”, concebido como um órgão consultivo global para ajudar o papa na gestão da Igreja.

A semana final do sínodo foi marcada por uma enxurrada de atividades, com ajustes de cronograma e discussões robustas. Os grupos menores elegeram um secretário adicional para documentar as alterações propostas e validar os procedimentos, refletindo a natureza adaptativa do processo sinodal.

Os testemunhos também ocuparam o centro das atenções, especialmente em regiões assoladas por conflitos como o Oriente Médio, a Ucrânia e a Amazônia.

Foi colocada uma forte ênfase na comunhão crucial com o papa, sublinhando as divisões eclesiásticas que poderiam ocorrer na sua ausência.

Uma Carta ao Povo de Deus, aprovada esta semana pelos participantes, obteve 336 votos afirmativos contra 12. Dirigindo-se a todos os membros da Igreja Católica, convida-os a assumir um papel ativo no “discernimento e na tomada de decisões” da Igreja.

O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Santa Sé, cardeal Kurt Koch, reiterou esta semana a importância da dimensão ecumênica, dizendo que era "muito visível no início do processo sinodal, quando houve a vigília de oração, uma vigília ecumênica, para mim foi impressionante. É uma visão poderosa. A sinodalidade também tem uma dimensão litúrgica. Deve haver reciprocidade entre ecumenismo e sinodalidade”.

O arcebispo de Poznan, na Polônia, dom Stanisław Gądecki, disse que o método deste sínodo permitiu “evitar a discórdia” porque permite “expressar as próprias ideias, abordar as dos outros e redescobrir o silêncio. Isso foi uma descoberta para nós, falar com a ajuda do Espírito Santo. A sinodalidade que utilizamos nos mostra que existe um método com o qual podemos progredir não só na sinodalidade, mas também nas guerras e nos conflitos mundiais”.

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