A diocese de Ilorin, na Nigéria, anunciou que o irmão Godwin Eze, um monge que foi sequestrado em 17 de outubro junto com outros dois do mosteiro beneditino em Eruku, foi assassinado.

Em nota enviada a ACI Africa, agência do Grupo ACI para o continente africano, o administrador da diocese de Ilorin, padre Anselm Pendo Lawani, disse que Godwin Eze, que foi sequestrado juntamente com o irmão Anthony Eze e o irmão Peter Olarewaju, foi brutalmente assassinado.

Outras fontes disseram que os sequestradores atiraram em Godwin Eze e jogaram seu corpo no rio.

Anteriormente, a diocese havia anunciado a libertação de Anthony Eze e Olarewaju, que são postulantes no mosteiro beneditino, e pedido orações por Godwin Eze, um noviço do mosteiro.

Em nota publicada ontem (24), Lawani disse: “Isso é para agradecer a todos por suas orações coletivas nos últimos dias pela libertação segura de nossos irmãos, o irmão Anthony Eze e o irmão Peter Olarewaju. Agradecemos a Deus por responder às nossas orações”.

“No entanto, estamos tristes com a notícia do horrível assassinato do terceiro irmão, Godwin Eze, nas mãos dos sequestradores. Que Deus conceda descanso eterno à sua alma, consolo aos seus familiares mais próximos e a todos nós que lamentamos o seu falecimento”, continuou.

Em uma entrevista à ACI Africa, o padre Joseph Ekesioba, antigo diretor de noviços do mosteiro, disse que o irmão Godwin Eze foi baleado por agressores fulani um dia após o sequestro.

“Tenho compartilhado com um de nossos irmãos que foi libertado e ele disse que Godwin foi baleado na quarta-feira [18 de outubro] à noite. Os sequestradores levaram nossos três irmãos para a margem de um rio e atiraram no irmão Godwin. Eles então jogaram seu corpo sem vida no rio”, disse Ekesioba em entrevista ontem (24).

“Depois de matar Godwin, os sequestradores levaram os irmãos Peter e Anthony para a floresta onde os escondiam e continuaram a ameaçá-los, dizendo que eles também seriam mortos. Felizmente, os dois foram libertados na noite de sábado [21 de outubro]”, acrescentou.

Ekesioba disse que o mosteiro estava organizando uma busca para recuperar o corpo de Godwin Eze no rio.

Segundo ele, o mosteiro foi forçado a implementar medidas drásticas após o sequestro em 17 de outubro. “Tivemos que realocar nossos irmãos para um lugar mais seguro, pois continuamos recebendo ameaças de ataques”, disse Ekesioba.

A diocese de Ilorin atende o estado de Kwara, que faz fronteira a leste com o estado de Kogi, ao norte com o estado do Níger e ao sul com os estados de Ekiti, Osun e Oyo.

Alguns destes estados nigerianos, incluindo Kogi e o Níger, continuam a testemunhar ataques alegadamente perpetrados por pastores fulani armados e outros criminosos.

Um relatório de abril da sociedade de defesa civil Intersociety informou que mais de 150 pessoas foram massacradas em partes cristãs do estado do Níger apenas em 100 dias e que dos 707 cristãos que foram sequestrados no mesmo período, 200 sequestros foram em Níger.