Foi inaugurada hoje (20) no santuário Santa Dulce dos Pobres, em Salvador (BA), a ‘Sala dos Milagres’. O local acolhe os ex-votos de fiéis por graças alcançadas pela intercessão da santa. Cerca de 14 mil testemunhos itens já foram catalogados na sala.

O espaço contém imagens, peças de cera, cartas, bilhetes, fotografias, diplomas, vestimentas e outros objetos trazidos pelos devotos. Além disso, haverá no local relatos com testemunhos dos fiéis em forma de áudio e vídeo.

O reitor do santuário, frei Ícaro Rocha de Brito, disse que “todos os grandes santuários têm uma sala como essa, onde os fiéis podem deixar esses objetos”. Para ele, ter a sala dos milagres na igreja dedicada à santa Dulce “é uma grande conquista”.

“Como nós estamos dentro dos grandes santuários do Brasil, esse espaço vem muito a somar. Certamente, será muito visitado e acolherá muitos objetos dos devotos”, disse frei Ícaro. 

Para a superintendente da Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Ponte, “a sala dos milagres é um sonho realizado”.

“A gente tinha muita coisa guardada que agora poderá ficar exposta aqui, honrando essa memória”, declarou Maria Rita.

Irmã Dulce morreu aos 77 anos no dia 13 de março de 1992 e se tornou a primeira santa brasileira, canonizada no dia 13 de outubro de 2019, pelo papa Francisco.