O Sínodo da Sinodalidade deu um grande passo na semana passada, quando os delegados não apenas caminharam pelas catacumbas, mas elegeram uma comissão para supervisionar a elaboração de um “relatório de síntese”, embora um relatório provisório sobre o caminho sinodal alemão entregue aos participantes tenha servido como um lembrete de que potenciais tempestades estavam à frente.

Os debates vigorosos e eventos fora do sínodo, incluindo uma assembleia liderada por leigos que contou com a participação do conhecido teólogo da libertação Leonardo Boff, fizeram um pouco de contraste com a atmosfera moderada dentro da sala do sínodo, onde se espera que surjam pressões ideológicas na semana final em torno da elaboração do documento de síntese do sínodo.

Escolhas de comissão do relatório de síntese

O porta-voz da Santa Sé, Paolo Ruffini, disse em uma coletiva de imprensa em 10 de outubro que o relatório de síntese será escrito pelos “especialistas” presentes no sínodo.

A escolha dos membros da comissão sugeriu as diversas sensibilidades envolvidas na elaboração do documento que culmina esta parte do sínodo. Por exemplo, a inclusão do cardeal Marc Aveline, de Marselha, na França, e do cardeal Giorgio Marengo, de Ulaanbaatar, Mongólia, na comissão do “relatório de síntese” sugeriu um âmbito geográfico e temático mais amplo, que alguns poderiam ver como uma referência às periferias.

A tarefa perante a comissão de síntese envolve ouvir assiduamente as ideias dos círculos menores - obtendo uma maioria de dois terços dos votos - e avaliar as reações dentro da congregação geral para elaborar um documento que ressoe com os sentimentos da assembleia.

No entanto, alguns argumentam que se a escuta continuar a ser a prioridade, o documento de resumo deverá encapsular todos os pontos de vista.

Outra preocupação expressa é talvez mais séria: e se uma tese “limítrofe” encontrar o seu caminho para um documento resumido, servindo mais tarde como base para subsequentes deliberações sinodais?

Tensões teológicas e pastorais

As tensões em torno da elaboração do documento se refletiram nos resumos e intervenções da semana.

Em 9 de outubro, o metropolita Job Getcha, bispo ortodoxo oriental da Pisídia, disse que a definição de sinodalidade do evento organizado no Vaticano “difere muito” do entendimento ortodoxo.

Ao se referir ao primeiro concílio ecumênico, o concílio de Niceia em 325 d.C., e aos  Cânones Apostólicos, um texto cristão do século IV sobre o governo e a disciplina da Igreja Cristã primitiva, ele disse: "um sínodo é uma reunião deliberativa de bispos, não uma assembleia consultiva entre clérigos e leigos”. 

Embora as declarações oficiais estejam ausentes – devido às cláusulas de confidencialidade que vinculam os participantes do sínodo –, a conversa informal também revelou algum descontentamento em relação à “uniformidade da composição de algumas mesas”, potencialmente levando à formulação de agendas reais.

Certos tópicos e tabelas tiveram pouca discussão devido a uma intenção compartilhada. Por exemplo, o tema do ecumenismo parecia evocar um sentimento de familiaridade entre os seus debatedores.

O discurso sobre a “inclusão LGBTQ”, que não mencionou a declaração de 1986 da congregação para a Doutrina da Fé abordando o cuidado pastoral das pessoas homossexuais, viu um espectro mais amplo de desacordo, embora um sentimento comum entre bispos e outros pareça ser respeitoso acompanhamento doutrinário.

Na coletiva de imprensa de 10 de outubro, as tensões em torno da inclusão chegaram ao auge quando o cardeal Joseph W. Tobin, de Newark, no estado americano de Nova Jersey, defendeu uma abordagem pastoral mais inclusiva para com os indivíduos LGBTQ, afirmando: “a verdadeira beleza da nossa Igreja Católica é claro quando as portas estão abertas e acolhedoras”, acrescentando que “espera que o sínodo nos ajude a fazer isso de uma forma ainda mais significativa”. Em resposta, um repórter questionou se as portas estão fechadas para alguns católicos tradicionais.

O bispo americano também reconheceu que os conflitos armados em curso estão na mente dos participantes – tema retomado na quinta-feira (12) por Margaret Karram, presidente do Movimento dos Focolares. A católica árabe nascida em Israel falou sobre o conflito entre Israel e Hamas e ofereceu perspectivas sobre a experiência cristã tanto no Iraque como em todo o cenário eclesial africano.

Vozes ouvidas: a questão dos assentos e das discussões

Mais em

Há um esforço notável por parte dos organizadores do sínodo para afirmar que as vozes foram genuinamente ouvidas. Mas a abordagem inovadora – e confidencial – dos assentos levantou muitas questões: quem está sentado com quem no Sínodo da Sinodalidade, e que tópicos estão discutindo, exatamente? E, mais importante, existem debates reais?

O que está claro, porém, é que há um esforço notável por parte dos organizadores do sínodo para afirmar que as vozes foram genuinamente ouvidas. Assim, um dos recursos partilhados com os participantes é o livro “The People Have Spoken”, de Myriam Wijlens e Vimal Tirimanna, com o objetivo de fornecer um quadro para os esforços das assembleias continentais.

O cardeal Jean-Claude Hollerich, S.J., disse no início da congregação geral de 9 de outubro, ao resumir o espírito do evento: “Todos estão convidados a fazer parte da Igreja”.

“Em profunda comunhão com Seu Pai através do Espírito Santo, Jesus estendeu esta comunhão a todos os pecadores”, disse Hollerich em seus comentários. “Estamos prontos para fazer o mesmo? Estamos prontos para fazer isso com grupos que podem nos irritar porque o seu modo de ser pode parecer ameaçar a nossa identidade?”.

“Se não o fizermos, nos fará parecer um clube identitário”, acrescentou.

Caminho Sinodal Alemão e o Sínodo da Sinodalidade

A semana correu o risco de ser ofuscada por uma carta compartilhada com os participantes do sínodo por Georg Bätzing, bispo de Limburgo, escrita em seu papel de co-presidente do controverso caminho sinodal alemão – um evento que não foi um sínodo.

Os participantes do Sínodo da Sinodalidade receberam um documento de 159 páginas traduzido em vários idiomas que traz as decisões tomadas pelo evento. Entre eles estão votações controversas, que incluem apelos à reavaliação da homossexualidade, à bênção das uniões homossexuais e ao fim do celibato obrigatório dos padres. O documento também aborda a diversidade de gênero, as mulheres nos ministérios sacramentais e o envolvimento dos leigos na seleção dos bispos diocesanos.

Em certos casos, as resoluções alemãs são ideias pastorais, mas em muitos outros as propostas tendem a alterar os ensinamentos tradicionais da Igreja. Os estatutos do processo preveem que estas sejam enviadas como propostas ao papa.

Essencialmente, a Alemanha avança com planos para um conselho sinodal permanente, à espera de ver se o papa vai ratificar quaisquer modificações doutrinárias. É uma questão em aberto como Roma responderá a isto e se vão surgir alianças durante este sínodo.

Águas inexploradas

Ainda assim, à medida que o caminho sinodal alemão introduz as suas propostas controversas, as correntes subjacentes deste sínodo podem apenas levar consigo algumas destas ideias ondulantes para as discussões em Roma.

Se este Sínodo da Sinodalidade será uma nova confluência de ideias, semelhante ao fluxo teológico histórico do Reno ao Tibre - uma frase evocativa que simboliza a infusão de agendas teológicas progressistas de terras de língua alemã no discurso mais amplo da Igreja em Roma durante o concílio Vaticano II – permanece obscuro.

O curso final deste rio eclesiástico ainda está por ser traçado – e a sua confluência com a tradição, uma história ainda por contar.