Amanhã (12) é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data será celebrada com sete missas durante o dia no santuário nacional de Aparecida (SP), procissão e show pirotécnico.

As festividades de Nossa Senhora Aparecida começaram no dia 3 de outubro, com a novena da padroeira, que este ano teve como tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”, em consonância com o terceiro Ano Vocacional, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A novena se encerra hoje, às 19h, na basílica de Aparecida. Em seguida, às 20h30, haverá a Procissão Memória, que convida os fiéis a recordarem o encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba, em 1717. A caminhada seguirá até a capela São Geraldo, no bairro Itaguaçu.

Amanhã, dia da padroeira, a programação começará com a alvorada às 4h50. Ao longo do dia, haverá missas às 5h, 7h, 9h, 12h, 14h, 16h e 20h. A missa solene, celebrada pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, será às 9h, no altar central da basílica. A missa das 12h será das crianças, em comemoração pelo Dia das Crianças, também celebrado em 12 de outubro.

À tarde, será rezada a consagração solene a Nossa Senhora, às 15h, na basílica histórica de Aparecida. No mesmo loca, às 18h, será rezado o Ângelus e, em seguida, sairá a procissão em direção ao santuário nacional, percorrendo as ruas do centro de Aparecida.

Após a missa de encerramento, às 20h, na basílica nova, a festa terminará com um show pirotécnico, que poderá ser acompanhado do pátio externo da igreja, em frente à nave norte.

Durante o dia da padroeira, o santuário de Aparecida espera receber milhares de devotos e peregrinos. No ano passado, entre os dais da novena e festa da padroeira, o santuário recebeu mais de 330 mil pessoas.

Muitos peregrinos chegam ao santuário a pé ou de bicicleta. Para recebê-los, o santuário de Aparecida preparou a tenda do peregrino, que funcionará 24 horas amanhã. O espaço fica atrás da sala de imprensa da basílica e vai oferecer atendimento gratuito em massagem, alongamento, lavagem dos pés, curativos, atendimento médico e de enfermagem.