Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida de 50 metros foi inaugurada em Aparecida (SP), no sábado (7), poucos dias antes da festa da padroeira do Brasil, celebrada em 12 de outubro. O projeto tinha sido anunciado em 2017, mas foi barrado por uma ação judicial e retomado no ano passado.

A estátua foi produzida pelo artista Gilmar Pinna, é feita de aço e custou cerca de R$ 10 milhões. Tem 12 metros a mais do que o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), que tem 38 metros de altura. Fica no bairro Itaguaçu, a cerca de três quilômetros do santuário nacional de Aparecida, em uma parte alta da cidade. Por isso, pode ser vista de longe.

Mas, Pinna contou ao site G1 que o projeto não está concluído. Segundo ele, ainda será colocado um “mapa gigante do Brasil, segurado por dois braços de Deus”. “A ideia é representar que nosso país está nas mãos de Deus”, disse.

O projeto do monumento de Nossa Senhora Aparecida tinha sido anunciado em 2017, ano da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba. Mas, foi barrado em uma ação na Justiça movida pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), que alegou que o Estado é laico e não poderia investir em monumentos em benefício de uma religião.

Em uma decisão de primeira instância, em 2019, a juíza Luciene Bela Ferreira Allemand determinou que a instalação da estátua de Nossa Senhora Aparecida fosse barrada e que fossem retiradas de outros pontos da cidade outras cinco peças feitas pelo artista dedicadas à padroeira do Brasil.

Em março do ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo revogou a decisão e permitiu a instalação da estátua de Nossa Senhora e das outras cinco obras que tinham sido retiradas.