Setenta mil pessoas são esperadas na tradicional festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília (DF), que acontece no dia 12 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, próximo à catedral de Brasília. Essa é a 25ª vez que a celebração acontece na Esplanada.

Como no dia 12 de outubro também se celebra no Brasil o Dia das Crianças, as festividades vão começar às 9h, com a missa para as crianças, que será celebrada pela primeira vez pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers. Após a missa, terá um festival de sorvete, brinquedos infláveis e sorteio de prêmios para as crianças das 10h às 11h.

À tarde, a partir das 15h haverá um show oracional com o frei Gilson Azevedo, religioso da Congregação dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo.

Às 17h, acontecerá a missa solene em honra à Nossa Senhora Aparecida, celebrada pelo arcebispo emérito de Aparecida (SP) e primeiro seminarista da arquidiocese de Brasília, cardeal Raymundo Damasceno Assis, a pedido do arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, que está participando desde o dia 4 de outubro do Sínodo da Sinodalidade, no Vaticano.

Após a missa, o cardeal Raymundo Damasceno, bispos auxiliares de Brasília, padres, seminaristas e leigos participarão de uma procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será levada no papamóvel usado na visita do papa são João Paulo II a Brasília, em 1980.

A imagem percorrerá a Esplanada dos Ministérios e durante o percurso serão dadas três bênçãos: a primeira aos enfermos, a segunda aos governantes e a terceira às famílias. Logo após, a procissão retorna ao local da missa para a bênção final.

A festa em honra a Nossa Senhora Aparecida em Brasília também poderá ser acompanhada ao vivo nas mídias sociais da arquidiocese de Brasília e pela TV e rádio Canção Nova.