A consagração “é uma entrega da vida a Jesus, pelas mãos da Virgem Maria. Como podemos querer que o Cristo viva em nós, sem um ventre materno que o gera?”, disse o padre Francisco Amaral, da arquidiocese de Cuiabá (MT). Ele vai conduzir a campanha nacional de consagração à Virgem Maria, promovida por Minha Biblioteca Católica (MBC), que culminará em 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Minha Biblioteca Católica é um clube de assinatura de literatura católica. A cada mês, os assinantes recebem um box com um livro católico e outros elementos, como guia de leitura e um ícone devocional.

O padre Amaral é um dos divulgadores da consagração pelo método de são Luís Monfort no Brasil. Ele é autor dos livros "Sou todo teu, Maria: uma geração consagrada à Imaculada" e "Segredos da Virgem Maria".

O sacerdote disse à ACI Digital que “existem na Igreja vários métodos de consagração à Nossa Senhora, e um deles, chamado de ‘Consagração Total’, é o que são Luís [Maria Grignion de Montfort] nos ensina no ‘Tratado da Verdadeira Devoção’”.

“Essa devoção é um caminho suave, curto, perfeito e certo de se conseguir uma união com Nosso Senhor, e é nisto em que consiste a perfeição cristã” (152), diz são Luís Maria Grignion de Montfort no ‘Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria’.

“Por meio desta devoção damos a Jesus tudo quanto nos é possível dar-Lhe, e isto do modo mais perfeito, isto é, por meio das mãos de Maria” (123), diz o santo.

De fato, continua, “damos-Lhe muito mais do que por meio de outras devoções que exigem de nós apenas parte de nosso tempo, e um outro tanto de nossas boas obras ou atos de expiação e penitência”. Segundo são Luís, “nesta devoção tudo é dado e consagrado, até mesmo o direito de se usar como quiser e livremente os bens espirituais e a satisfação obtida pelas boas obras diárias”.

O padre Amaral recordou que o ‘Tratado’ “era o livro de cabeceira do papa são João Paulo II”. “Foi por causa dessa consagração que João Paulo II assumiu o seu lema de pontificado: ‘Totus Tuus’, que significa ‘Todo teu’, ‘Todo de Maria’”, disse.

Em uma carta às famílias montfortinas, em 2003, o próprio papa João Paulo II contou que durante sua juventude tirou “grandes benefícios da leitura deste livro” e encontrou nela resposta às suas “‘perplexidades’ devidas ao receio que o culto a Maria, ‘dilatando-se excessivamente, acabasse por comprometer a supremacia do culto devido a Cristo’”. “Sob a orientação sábia de São Luís Maria compreendi que, quando se vive o mistério de Maria em Cristo, esse risco não subsiste”, disse o papa.

A campanha de consagração

A campanha nacional de consagração à Nossa Senhora de Minha Biblioteca Católica, chamada “Consagre-se”, será desenvolvida com base no ‘Tratado da Verdadeira Devoção À Santíssima Virgem Maria’. Serão 30 dia de preparação até a consagração no dia 12 de outubro, festa de Nossa Senhora Aparecida.

O padre Francisco Amaral fez a sua consagração à Virgem Maria segundo o método de são Luís Grignion de Montfort em 2001, “uma época em que esta consagração ainda era pouco conhecida” no Brasil, diz. Para ele foi “a melhor coisa” que fez na vida. Desde então, assumiu a “missa de tornar a consagração conhecida”. “Nesses 22 anos, já ajudei muitas pessoas a se consagrarem”, disse o padre. Ele contou que viu “os frutos espirituais de todas essas pessoas”, pois “quanto mais marianos nós formos, mais de Jesus Cristo nós seremos”.

O sacerdote contou à ACI Digital que, em 2010, iniciou em Cuiabá a “primeira campanha nacional” de consagração e o ‘Tratado da Verdadeira Devoção’ aos poucos “se tornou muito popular no Brasil”. Mas, ressaltou “tudo o que cresce muito rápido tende a se tornar banalizado”. Assim, a consagração passou a ser vista por muitos como “uma moda”.

“A consequência disso foi que muitas pessoas se consagraram ser ler o ‘Tratado’, outras leram e não o compreenderam bem; outras ainda, mesmo que tenham lido e compreendido, não vivenciaram bem. Isso fez com que a consagração se tornasse mau compreendida, o que criou resistência de alguns em relação a ela”, disse o sacerdote.

“Por isso, de maneira especial nessa campanha, estamos falando da necessidade de ler e entender o Tratado antes de se consagrar”, declarou.

Minha Biblioteca Católica criou uma página com as informações da campanha. O padre Amaral gravará “vídeos explicando as principais questões, para que todos tenham uma chave de leitura”.

Para fazer “plenamente esse ato de devoção a Nossa Senhora”, disse Minha Biblioteca Católica, “é importante que cada um faça a leitura do método”. Por isso, a empresa decidiu abrir a venda do livro para não assinantes. Entretanto, ressaltou que os fiéis podem adquirir e usar outra edição, segundo sua preferência.

O cronograma da campanha conta com: exercícios espirituais preparatórios à consagração solene, conforme o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, entre os dias 12 e 23 de setembro; orações da primeira semana, de 24 a 29 de setembro; orações da segunda semana, de 30 de setembro a 5 de outubro; orações da terceira semana, de 6 a 11 de outubro; e o ato de consagração no dia 12 de outubro.