Na terça-feira (3), o governo da Armênia informou que a grande maioria da população de etnia armênia na região de Nagorno-Karabakh abandonou as suas terras ancestrais nas últimas duas semanas, depois de uma tomada violenta de controle do Azerbaijão.

Segundo o governo armênio, 100.617 refugiados de Nagorno-Karabakh – de uma população de 120 mil – foram “deslocados à força”. Além disso, diz que 345 refugiados estão atualmente recebendo cuidados médicos e que “muitos deles estão em estado crítico ou extremamente crítico”.

Na segunda-feira (2), um pequeno confronto militar perto da fronteira entre a Armênia e o Azerbaijão evidenciou ainda mais as crescentes tensões entre estas duas nações vizinhas.

O Parlamento Europeu condenou ontem (5) a tomada violenta de Nagorno-Karabakh, considerando que “constitui uma violação flagrante do direito internacional e dos direitos humanos e uma violação clara das tentativas anteriores de alcançar um cessar-fogo”.

Os eurodeputados dizem que a situação atual equivale a uma “limpeza étnica” e exigem sanções contra os responsáveis ​​e uma revisão da relação bilateral.

Eles também exortam a União Europeia e os países membros a prestarem imediatamente toda a assistência necessária à Armênia para responder à chegada de refugiados de Nagorno-Karabakh e à subsequente crise humanitária.

O que está acontecendo em Nagorno-Karabakh?

Antes da intensa ofensiva militar azerbaijana que tomou o controle da região em 19 de setembro, a população de Nagorno-Karabakh era predominantemente de etnia armênia e cristã.

Separados do território principal da Armênia desde a segunda guerra de Nagorno-Karabakh em 2020, os armênios da região tinham o seu próprio exército e reivindicavam a autodeterminação sob os auspícios da República de Artsakh.

Desde a tomada do poder pelo Azerbaijão, os receios generalizados de genocídio e de perseguição religiosa levaram quase toda a população de Nagorno-Karabakh a abandonar a região.

Vídeos publicados nas redes sociais nas últimas duas semanas mostraram longas filas de carros cheios de refugiados de etnia armênia tentando fugir.

Lara Setrakian, uma jornalista armênia, disse na semana passada à CNA, agência em inglês da EWTN News, do grupo de comunicação católico ao qual pertence a ACI Digital, que “há nove meses estas pessoas não queriam abandonar as suas casas”, mas “como resultado de muitos abusos e privações por parte do governo do Azerbaijão, estavam desesperadas para partir”.

Em 25 de setembro, um grande tanque de gás subterrâneo perto da autoestrada explodiu, matando ao menos 68 refugiados armênios e ferindo outras centenas.

“Eram pessoas inocentes desesperadas para escapar das condições péssimas em Nagorno-Karabakh após o ataque militar do Azerbaijão. Eram famílias à espera de combustível para os seus carros, na esperança de evacuarem para um local seguro”, disse Setrakian.

No meio do êxodo de Nagorno-Karabakh, o Ministério da Defesa Armênio informou na segunda-feira (2) que unidades militares azerbaijanas abriram fogo contra soldados armênios estacionados perto da fronteira, matando um soldado e ferindo outros dois.

Especialistas temem que Armênia enfrente uma invasão

Tanto o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, quanto o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, propuseram a construção de uma rodovia no extremo sul da província armênia de Syunik, que faz fronteira com o Azerbaijão tanto a leste quanto a oeste.

A rodovia ligaria a parte principal do Azerbaijão ao seu enclave ocidental, conhecido como Nakhchivan, bem como à Turquia. Os especialistas temem que, se construído, o Azerbaijão poderia em breve assumir o controle de toda Syunik.

“Sejamos realistas”, disse Siobhan Nash-Marshall, uma defensora dos direitos humanos radicada nos EUA, à CNA na semana passada. “O Azerbaijão já tomou parte da região... Eles também estão atirando em aldeias fronteiriças e já fazem isso há um ano. Qual é então a ameaça para a Armênia? Uma invasão”, alertou.

Eric Hacopian, um defensor dos direitos humanos que esteve em Nagorno-Karabakh, também disse à CNA na semana passada que acredita que uma invasão da Armênia propriamente dita é “bastante provável”.

Mais em