Enquanto milhares de armênios étnicos fugiam da região de Nagorno-Karabakh após a tomada pelo Azerbaijão, um depósito de combustível explodiu na noite de segunda-feira, matando pelo menos 68 refugiados e ferindo centenas.

Autoridades que representam o povo de Nagorno-Karabakh confirmaram o número de mortos num comunicado, acrescentando que o destino de 105 refugiados ainda é desconhecido.

A explosão ocorreu perto de uma rodovia que liga à cidade de Stepanakert, para onde dezenas de milhares de armênios vão para fugir para a Armênia.

O site de notícias local Nagorno-Karabakh Observer informou que a explosão explodiu um tanque de combustível subterrâneo de 50 toneladas.

Após uma breve mas intensa ofensiva militar do Azerbaijão em 19 de Setembro, milhares de armênios étnicos, que são a maioria da população de Nagorno-Karabakh começaram a deixar a região.

O ataque azerbaijano ocorreu após um bloqueio de nove meses que cortou todos os alimentos, medicamentos e suprimentos externos de Nagorno-Karabakh.

Embora o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, tenha dito que pretende integrar os armênios étnicos, especialistas em direitos humanos alertam que ele quer fazer uma limpeza étnica na região. Os azerbaijanos são muçulmanos enquanto os armênios são cristãos.

Tanto o Azerbaijão quanto a Armênia eram repúblicas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas que foi desmembrada em 1991.

O governo armênio informou ontem (26), que 28.120 “pessoas deslocadas à força” de Nagorno-Karabakh já cruzaram a fronteira para a Armênia.

Imagens divulgadas ontem pelo Nagorno-Karabakh Observer mostram o que parece ser uma fila de carros com um quilômetro de extensão tentando escapar da região em direção à Armênia.

“O tempo normal de viagem de duas horas é agora de 20 ou mais”, informou o Nagorno-Karabakh Observer ontem, acrescentando que “as crianças são as mais afetadas, com pouca comida após meses de bloqueio”.

Segundo a agência de notícias, “os veículos estão literalmente parados, enquanto as autoridades azeris os revistam um por um”.

Adrienne Watson, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, respondeu à explosão com um comunicado enviado na segunda-feira (26).

“Estamos tristes com a notícia de que pelo menos 68 pessoas morreram e centenas ficaram feridas numa explosão num depósito de combustível em Nagorno-Karabakh e expressamos as nossas mais profundas condolências aos residentes de Nagorno-Karabakh e a todos aqueles que sofrem”, expressou Watson.

“Pedimos a continuação do acesso humanitário a Nagorno-Karabakh para todos os necessitados”, acrescenta.  

Watson também disse que Samantha Power, administradora-chefe da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), está atualmente na Armênia e anunciou que os EUA enviariam “assistência humanitária adicional”, incluindo kits de higiene, cobertores e roupas para “atender às necessidades das pessoas afetadas ou deslocadas em Nagorno-Karabakh”.

“Desde 2020, apoiamos o fornecimento de alimentos, água, cuidados médicos de emergência, evacuações e reunificações familiares para comunidades afetadas por conflitos em Nagorno-Karabakh e na região”, continuou Watson. “Os EUA continuarão apoiando as pessoas afetadas pela crise atual, já que 28 mil pessoas cruzaram a fronteira para a Armênia a partir de Nagorno-Karabakh”.

O que está acontecendo?

Armênia e Azerbaijão lutam há décadas por Nagorno-Karabakh, um encrave habitado por armênios no meio do território azerbaijano. Com o apoio da Turquia, o Azerbaijão consolidou sua soberania na segunda guerra de Nagorno-Karabakh, que terminou em novembro de 2020.

Depois do ataque da semana passada, o autoproclamado governo armênio de Nagorno-Karabakh rendeu-se em 20 de setembro e foi desinstalado.  

Mais em