A procissão principal do Círio de Nazaré acontecerá no domingo (8), em Belém (PA). Mas, hoje (6), acontece a maior procissão do Círio, o traslado para Ananindeua e Marituba, que percorre 53 quilômetros. A duração é de 10 horas e, segundo os organizadores, envolve cerca de 1,3 milhão de pessoas ao longo do dia.

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, também chamada pelos devotos de “Rainha da Amazônia”. É reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

 Acontece tradicionalmente no segundo domingo de outubro, em Belém (PA). Mas, a programação oficial começou na segunda-feira (2) e vai até o dia 26 de outubro. No total, são 14 procissões.

O traslado para Ananindeua e Marituba é a segunda procissão, a primeira foi o traslado dos carros, na quarta-feira (4). Acontece desde 1992 e é a mais longa de todas. Inicialmente, era um trajeto de 20 quilômetros. Mas, durante o governo pastoral de dom Orani Tempesta na arquidiocese de Belém (2004-2009), o trajeto passou a percorrer os bairros mais necessitados e distantes da cidade.

A procissão saiu da basílica santuário de Nossa Senhora de Nazaré às 8h, após missa celebrada pelo bispo auxiliar de Belém dom Antônio de Assis Ribeiro.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é levada em uma viatura da Polícia Rodoviária Federal. Nas ruas, várias pessoas acompanham a imagem, outras aguardam a passagem da santa nas calçadas, passarelas, residências, empresas, instituições para prestar suas homenagens a Nossa Senhora.

Em alguns pontos, a procissão para e a imagem é descida da berlinda, como no Hospital Ophir Loyola, onde aconteceu a primeira parada na manhã de hoje, para a bênção aos pacientes com câncer. Uma arquibancada foi montada em frente à instituição e alguns pacientes liberados pela equipe médica puderam ir ao local para acompanhar a passagem da imagem. Também estavam presentes algumas crianças e adolescentes assistidos pelo Hospital Oncológico Infantil Octávio Logo, familiares e profissionais.

“Eu tenho um lema na minha vida que diz ‘crer, confiar e esperar’. A fé tem me sustentado e podem até dizer que a esperança é a última que morre, mas para mim, a esperança está em Deus e é eterna. Meu coração está pulsando forte, pois estou feliz e muito emocionada. Creio na intercessão de Maria por cada um de nós a cada dia e a cada instante e que não há uma mãe mais perfeita e bondosa como ela”, disse à Agência Pará a paciente Ângela Lobo, de 58 anos.

A previsão é que o traslado para Ananindeua e Marituba termine por volta das 18h. Na chegada, o bispo auxiliar de Belém dom Antônio de Assis Ribeiro vai celebrar a missa que abre a noite de vigília até a celebração preparatória para a Romaria Rodoviária, que sai amanhã (7), às 5h30, rumo a Icoaraci.

A programação completa do Círio de Nazaré 2023 pode ser acessada AQUI.