O manto oficial que vai revestir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante o Círio 2023 foi apresentado ontem (5). Este é um dos símbolos mais aguardados pelos fiéis. Neste ano, foi inspirado no tema do Círio, ‘Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho’, e no centenário da basílica santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

A apresentação do manto aconteceu após a missa celebrada na basílica de Nazaré pelo arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira Corrêa, e pelos bispos auxiliares dom Antônio de Assis Ribeiro e dom Paulo Andreolli.

O manto deste ano traz “as ramificações que representam os mosaicos da Basílica, trabalhado em cristais incolores, simbolizando a luz, e em tons de verde, sinal de esperança”, diz a explicação do manto feita por dom Taveira, publicada no site da arquidiocese de Belém. Há ainda no manto “a flor de lótus, esculpida no teto do templo religioso, símbolo da Trindade Divina”.

Manto do Círio de Nazaré 2023. Divulgação
Manto do Círio de Nazaré 2023. Divulgação

“Na parte posterior do manto, contornado de cristais e madrepérola, o elemento central é o sol, a Estrela da Manhã, um dos títulos de Maria, com 12 pontas de cada lado, também simboliza o Antigo e o Novo Testamento e as 24 horas do dia”, continua o arcebispo. O Coração Imaculado de Maria está no centro do sol, cercado de rosas.

Na parte de cima, “Maria através de suas virtudes nos apresenta o Céu e a Trindade”. Abaixo, está o brasão de dom Alberto Taveira, “que neste ano celebra 50 anos de ordenação sacerdotal”.

O broche na frente do manto apresenta o selo comemorativo do centenário do título basilical da Basílica Santuário de Nazaré.

Manto do Círio de Nazaré 2023. Divulgação
Manto do Círio de Nazaré 2023. Divulgação

“Ao revestirmos a imagem peregrina com seu novo manto, ícone da presença mariana na Igreja e para o crescimento de nossa fé, desejamos olhar para frente e para o alto, sem nos resignarmos à presença do mal, do pecado e de todas as tentações”, diz dom Taveira.

“Sabemos muito bem que este é um tempo de muitas tribulações, mas ao mesmo tempo repleto de sinais de esperança, estimulando nossa vida cristã a uma crescente fidelidade a Deus, no cotidiano de nossa caminhada para Ele”, acrescenta.

Os responsáveis pela criação do manto deste ano foram a estilista Lelé Grello e o artista Odair Mindelo.

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, também chamada pelos devotos de “Rainha da Amazônia”. É reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Acontece tradicionalmente no segundo domingo de outubro, em Belém (PA).

Este ano, o 231º “Círio de Nazaré” acontece no dia 8 de outubro, mas suas festividades iniciaram na segunda-feira (2) e vão até o dia 26 de outubro, com uma vasta programação que pode ser conferida neste link.