Pouco depois do consistório de sábado (30), o superior-geral dos salesianos, o novo cardeal Ángel Fernández Artime, disse que continuará servindo “com amor e simplicidade”.

O décimo sucessor de dom Bosco disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que tem muito “gravado no coração” toda a sua trajetória na congregação, definida por ele com uma única palavra: “serviço”.

Ele disse que vive a sua criação cardinalícia com “serenidade” e que espera “poder continuar servindo e ajudando com o que sou e com o que carrego no coração”.

O cardeal espanhol falou do seu “amor à Igreja, da grande lealdade ao Santo Padre, como nos ensina dom Bosco, e de um grande amor de entrega e a busca pelo bem dos jovens em nome do Senhor”.

Artime contou que o serviço aos pobres e “àqueles que não têm possibilidades” faz parte da sua “trajetória” e disse que isso não poderá mudar. “Nem quero mudar”, disse.

Depois de receber a notícia de que seria criado cardeal no consistório que aconteceu no sábado (30), o superior dos salesianos anunciou que apresentaria sua renúncia.

Segundo o decreto do papa Francisco, o cardeal Artime permanecerá superior até 31 de julho de 2024.

Após a renúncia, seu vigário, padre Stefano Martoglio, assumirá o comando da congregação até a realização do novo Capítulo Geral, antecipado para fevereiro de 2025 por vontade do papa Francisco.