Durante a 43ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB, no dia 23 de setembro, o arcebispo de Londrina e presidente do regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, junto com os bispos do regional, diáconos, consagrados e leigos gravaram um vídeo contra o aborto por causa da ação que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez.

Em nome Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz reafirmou o “compromisso de defesa, cuidado e promoção da vida humana, desde a concepção até a morte natural”, “independente” da “fase de desenvolvimento” do bebê gestado no ventre materno. E ressaltou: “ toda vida humana tem dignidade intrínseca e é valiosa! ”

Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442 foi proposta pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em 2017. No dia 23 de agosto, o arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo também se manifestou contra a ADPF 442 e disse que “nenhum juiz tem autoridade para dizer ‘agora é pessoa, agora não’”. E ressaltou que os ministros do STF “parecem que querem brincar de ser deuses”. E pediu aos fiéis que não permitissem “isso” e insistissem e cobrassem os ministros do Supremo a não desrespeitarem “uma convicção que nasce da vida, das formas mais singelas, mas também mais verdadeiras de compreensão de quem é a pessoa humana”.