Um site que registra o placar dos deputados que defendem ou não o requerimento de urgência do Estatuto do Nascituro, PL 478/07 foi criado pelos membros da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra o Aborto, após campanha “Aborto Não”, dos parlamentes pró-vida que pretendem que o PL retorne à votação no plenário da Câmara.

Desde que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber agendou e começou o julgamento no plenário virtual da Corte da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que pretende descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação, os parlamentares têm defendido a votação do Projeto de Lei do Estatuto do Nascituro em caráter de urgência no plenário da Câmara.

No portal é possível ver que até o momento, 252 deputados votaram a favor da campanha, 248 estão indecisos e 13 são contra. Mas o PL 478/07 só volta ao plenário da Câmara quando 257 deputados assinarem o requerimento de urgência do Estatuto do Nascituro. Quando chegar a este número, o pedido terá que ser aprovado pela maioria absoluta dos votos e depois poderá ser incluído na Ordem do Dia, para ser votado em sessão ordinária ou extraordinária na Câmara dos Deputados.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, deputado federal Diego Garcia (REPUBLICANOS – PR) disse em suas redes que é “urgente” que o PL do Estatuto do Nascituro vá para “votação no plenário da Câmara”, pois é “uma nova esperança e oportunidade” em resposta a “absurda ADPF 442”.

“Eu assinei o requerimento de urgência ao projeto e estou trabalhando para que consigamos todas as assinaturas. Nos ajudem cobrando os deputados federais que assinem o requerimento: CD231411445600”, relatou o deputado.

Clique no link “Aborto Não” para acompanhar o placar.