O Parlamento Europeu anunciou os nomeados para o Prêmio Sakharov 2023, que homenageia pessoas e organizações que defendem de forma excepcional os direitos humanos e as liberdades. Um dos nomeados este ano é dom Rolando Álvarez, bispo injustamente preso pelo governo na Nicarágua.

As nomeações foram apresentadas na quarta-feira (20) durante uma reunião das comissões de relações exteriores e desenvolvimento e da subcomissão de direitos humanos. Estas são apresentadas por grupos políticos ou por pelo menos 40 eurodeputados.

No caso de dom Álvarez e da ativista nicaraguense Vilma Núñez de Escorcia, um total de 43 eurodeputados foram responsáveis ​​pela promoção da nomeação.

“Vilma Nuñez de Escorcia luta há décadas pelos direitos humanos dos nicaraguenses. Apesar da perseguição, ela permanece no seu país. Monsenhor Rolando José Álvarez Lagos, Bspo de Matagalpa, tem sido um dos críticos mais francos do regime do Presidente Ortega. Em fevereiro de 2023, depois de se recusar a deixar o país, foi condenado a 26 anos de prisão e viu a sua nacionalidade suspensa.”, diz uma publicação do Parlamento Europeu de 20 de setembro.

Outros nomeados são o magnata Elon Musk; as ativistas afegãs pela educação Marzia Amiri, Parasto Hakim e Matiullah Wesa; o ex-defensor público da Geórgia, Nino Lomjaria; entre outros.

Desde 1988, o Prêmio Sakharov para a Liberdade de Consciência é atribuído anualmente a indivíduos e grupos que defendem os direitos humanos e as liberdades fundamentais. O nome do prêmio presta homenagem ao físico e dissidente político soviético Andrei Sakharov e o vencedor recebe o prêmio de 50 mil euros.

No dia 12 de outubro, as comissões de Relações Exteriores e de Desenvolvimento farão uma reunião conjunta para selecionar três finalistas. Depois, no dia 19 desse mês, o presidente do Parlamento e os líderes dos grupos políticos determinarão o vencedor. A cerimônia de premiação acontecerá em Estrasburgo, no dia 13 de dezembro.