Nos arredores de São Pedro do Vaticano todos o conheciam como “Mirko”. Há apenas um ano, o sem-teto eslovaco, abandonado num parque de Roma, foi acolhido no Palazzo Migliori, propriedade da Santa Sé que em 2019 foi reabilitado para acolher pessoas sem-teto.

Depois de anos lutando contra um câncer que consumiu quase todo o seu rosto, ele morreu em Roma, aos 60 anos, em agosto passado. No sábado (16), o cardeal Konrad Krajewski celebrou na Igreja de Santa Mônica o funeral deste “homem sem rosto” que chegou a se reunir com o papa Francisco.

A doença consumiu o rosto de Miroslaw com o tempo. Muitos de seus conhecidos também o chamavam de “homem do véu”, porque ele costumava cobrir a cabeça com um pano para cobrir sua deformidade.

O esmoleiro do papa, cardeal Krajewski, disse que “Mirko” não morreu sozinho, e prova disso foram as cem pessoas, entre padres, freiras e voluntários, que estiveram presentes no seu funeral.

Segundo o Vatican News, Miroslaw veio da Áustria para a Itália e, sem conseguir encontrar um emprego ou uma casa digna, acabou vivendo em um parque “entre moscas e formigas”.

O cardeal disse que, por causa do câncer, só conseguia murmurar alguns sons e engolir com dificuldade a comida que lhe forneciam. “Ele nunca reclamava, nunca fazia pedidos, ficava satisfeito com o que levávamos para ele e sempre agradecia”, disse.

Foi o próprio cardeal Krajewski que foi buscá-lo em um parque na zona do Aventino e o convenceu a que abandonasse aquela vida, dizendo-lhe que o próprio papa Francisco o havia convidado para morar no Palazzo Migliori, que fica nas proximidades da basílica de São Pedro.

Desse edifício, “Mirko” assistia a todas as celebrações do papa. Um dia, o cardeal Krajewski levou-o a uma audiência com o papa Francisco e o doente eslovaco recebeu a sua bênção. “Foi também um momento especial para o Santo Padre, porque viu um homem sem nada”, recordou o esmoler da Santa Sé.

“O seu corpo foi destruído pela doença, mas precisamente por isso ele nos lembrou que não somos apenas corpo, mas também alma. Crescemos espiritualmente ao lado dele. Como sempre diz o Santo Padre, se você quer adorar Jesus, saia pelas ruas e ajude os pobres. Tivemos um Jesus Cristo aqui no Palazzo Migliori com quem podíamos sempre adorar o Senhor. Mirko, o eslovaco...”, disse o cardeal com entusiasmo.