Um depósito da Cáritas Ucrânia pegou fogo na noite de terça-feira (19) na cidade de Lviv, em consequência de um ataque do exército russo, segundo informou o site da Cáritas, organização de caridade da Igreja Católica.

Não houve mortos por causa do incêndio, mas 300 toneladas de ajuda humanitária como alimentos, kits de higiene pessoal, geradores de energia elétrica e roupas, foram destruídas.

“Na noite de 19 de setembro de 2023, tropas russas atacaram uma empresa industrial em Lviv, onde ficava um depósito de ajuda humanitária da Cáritas-Spes Ucrânia. Os funcionários da missão saíram ilesos, mas o depósito, com tudo dentro, queimou completamente”, diz o padre Vyacheslav Grynevych, diretor-geral da Cáritas-Spes Ucrânia, num comunicado divulgado na terça-feira (19).

O padre diz que as Forças de Operações Especiais Ucranianas já estão trabalhando no local e que levará algum tempo para “calcular os detalhes finais das perdas”.

“Já sabemos que foram destruídas 33 paletes de pacotes de alimentos, 10 paletes de kits de higiene e alimentos enlatados, 10 paletes de geradores e roupas”, acrescenta.

Boa parte dos bens destruídos chegaria naquela mesma noite à Polônia, para ser distribuída pela Cáritas entre 600 famílias ucranianas deslocadas pela guerra.

Dom Eduard Kava, bispo auxiliar de Lviv, disse: “A Cáritas utiliza este depósito há um ano e meio e, deste local, a ajuda humanitária foi transportada para o leste da Ucrânia. Tudo foi destruído. Agradecemos a Deus por não ter havido vítimas entre funcionários ou seguranças.”

Denise Brown, coordenadora humanitária das Nações Unidas para a Ucrânia, condenou os ataques russos contra o depósito da Cáritas, lamentando também que “os ataques a bens humanitários se tenham intensificado ao longo do ano e, em última análise, afetem aqueles que estão sofrendo as horríveis consequências da guerra".

Segundo a Cáritas, os meios de comunicação na Ucrânia relataram que os centros de ajuda humanitária são alvos das forças russas. Em maio deste ano, os meios de comunicação noticiaram “dois depósitos pertencentes a organizações humanitárias, que também foram atacados nas cidades de Odessa e Ternopil”.

Por último, a organização humanitária reiterou o seu “compromisso inabalável em responder à emergência humanitária que está ocorrendo na Ucrânia” e destaca os seus esforços no país, que “têm sido decisivos na oferta de ajuda vital às comunidades, famílias e indivíduos afetados na Ucrânia e nos países vizinhos.”

Para fazer uma doação ao trabalho da Cáritas Internacional na Ucrânia e nos países vizinhos, acesse: https://www.caritas.org/what-we-do/conflicts-and-disasters/crisis-in-ukraine/