Historiadores, especialistas e teólogos analisam novos documentos do pontificado do papa Pio XII, que incluem vários arquivos relacionados com o Holocausto, em um congresso na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

O congresso New Documents from the Pontificate of Pope Pius XII and their Meaning for Jewish- Christian Relation (Os novos documentos do pontificado do papa Pio XII e seu significado para as relações judaico-cristãs) é baseado nos documentos que o papa Francisco pôs à disposição dos estudiosos em 2020. Embora se estime que os arquivos sejam compostos por 16 milhões de páginas, os pesquisadores conseguiram reunir informações que agora podem ser disponibilizadas ao público em geral.

Uma nota da Pontifícia Universidade Gregoriana diz que o congresso será dividido em 7 sessões. A primeira, no dia 9 de outubro, tratará “das motivações e as decisões do papa Pio XII diante do fascismo, do nazismo e do comunismo, na tentativa de equilibrar os seus papéis como chefe da Igreja e da Santa Sé”.

As sessões 2, 3 e 4 acontecerão na terça-feira, dia 10. A segunda abordará “a visão de mundo do Vaticano como um todo em relação ao Holocausto, particularmente as opiniões sobre nações e religiões que motivaram a resposta dos funcionários, bispos e leigos em torno de Pio XII”.

A terceira sessão irá aprofundar-se “na teorização e práxis das leis raciais, nascidas na Alemanha nazi e espalhadas por toda a Europa”, enquanto a quarta será dedicada à salvação dos judeus, com especial atenção aos 80 anos do cerco de Roma.

As sessões 5, 6 e 7 acontecerão no dia 11 de outubro. A quinta mostrará as reações dos diplomatas e nunciaturas ao Holocausto, enquanto a sexta “seguirá alguns momentos particularmente críticos do período pós-guerra, como a ajuda aos criminosos de guerra nazistas e do Eixo, e os esforços do Vaticano a favor dos alemães condenados por crimes de guerra em tribunais militares internacionais”.

A última sessão traçará o caminho para a declaração conciliar Nostra aetate, de 1965, quando “o Concílio Vaticano II rejeitou o antissemitismo e sublinhou a profunda ligação entre o Cristianismo e o Judaísmo”.

Entre os participantes do congresso está dom Étienne Vető, bispo auxiliar de Reims, França, e diretor do Centro Cardeal Bea de Estudos Judaicos da Pontifícia Universidade Gregoriana. O cardeal Bea foi confessor e colaborador do papa Pio XII, homem que desempenhou um papel essencial no diálogo com os judeus e na declaração Nostra aetate.

Também estarão presentes a diretora do Instituto Internacional para Pesquisa do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, Iael Nidam-Orvieto; a diretora do Jack, Joseph, and Morton Mandel Center for Advanced Holocaust Studies em Washington D.C., Suzanne Brown-Fleming; o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin; e o rabino de Roma, Riccardo Di Segni.