Hoje (14), dia em que a Igreja celebra a festa da Exaltação da Santa Cruz, o grupo de mães católicas de Brasília (DF) Educar para o Céu fará em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), às 19h, um ato pela vida e contra a liberação do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que visa descriminalizar o aborto a partir da 12ª gestação.

A relatora da ADPF 442, a presidente do Supremo ministra Rosa Weber, liberou a ação para julgamento na terça-feira. Ainda não há uma data para a arguição ser analisada e julgada.

Segundo a integrante do grupo de mães Educar Para o Céu, Ana Cláudia Amaral, a manifestação “será um momento de oração” pelo Brasil e ”pela não legalização do aborto”. 

Ana Cláudia contou à ACI Digital que não há “ninguém à frente do ato”. Foi somente “uma ideia que surgiu no grupo espontaneamente e muitas mães toparam”. Inicialmente, disse, não fizeram a ligação da data da manifestação com a festa da Exaltação da Santa Cruz, mas “é um bom momento” para se unirem “em Cristo a fim de salvarmos tantas vidas que serão ceifadas caso a ADPF seja aprovada”.

“Acreditamos que o Brasil deve preservar a dignidade da pessoa humana, que possui direitos e garantias individuais desde a concepção. Posso dizer até que é uma cláusula pétrea (inciso IV, parágrafo 4 do artigo 60 da CF/88). O início da vida humana se dá no preciso instante da fecundação de um óvulo por um espermatozoide. Este ato é uma oportunidade de mostrarmos a importância da vida humana. Afinal, todas somos mães e sabemos do valor dos nossos filhos”, declarou Amaral.

Segundo Ana Cláudia, depois que a ideia do ato pró-vida foi propagada pelas redes sociais, outras denominações religiosas pró-vida também resolveram aderir a manifestação em defesa da vida.

O Educar para o Céu é um grupo de mães católicas que iniciou em setembro de 2021, em Brasília com o objetivo de conhecer e compartilhar experiências na educação dos filhos, além de educá-los para o Céu. Atualmente o grupo em Brasília possui cerca de 570 mães. Já se expandiu para Goiânia (GO), com mais de 200 mães, e para o Canadá, com uma mãe.