O padre jesuíta português Nuno da Silva Gonçalves foi nomeado diretor da revista La Civiltà Cattolica. Ele será o primeiro não italiano a assumir o cargo e substituirá o padre Antonio Spadaro, que esteve à frente da publicação por 12 anos. A revista escrita e editada por jesuítas tem servido, sob a direção de Spadaro como intérprete extra-oficial do papa Francisco, também ele jesuíta. Spadaro é quem escreve os relatos dos encontros privados que o papa mantém com os jesuítas de todos os países que visita.

O padre Nuno Gonçalves assumirá a direção da revista a partir de 1º de outubro. Ele já integrava o colégio de escritores da revista desde o início deste ano.

O padre Spadaro, que deixa o cargo, foi nomeado hoje (14) pelo papa Francisco novo subsecretário do dicastério para a Cultura e a Educação. Este dicastério tem como prefeito o também português cardeal José Tolentino.

A revista La Civiltà Cattolica foi fundada em 1850 por um grupo de jesuítas. É publicada quinzenalmente em italiano. Tem também edições em inglês, espanhol, francês, chinês, coreano, japonês e russo. Em abril deste ano começou a ser publicada em português no Brasil, com edições bimestrais.

“Dada a proximidade com os papas, a revista dos jesuítas em Itália é muitas vezes encarada como o ‘órgão oficioso’ do Vaticano, onde são publicados artigos que vão ao encontro das preocupações e prioridades da Santa Sé”, diz o site Ponto SJ, portal dos jesuítas em Portugal.

“Fiéis à nossa identidade e à nossa história, queremos ser uma revista capaz de falar a todos. Num mundo dividido, ferido e necessitado de cura, paz e reconciliação, La Civiltà Cattolica propõe a todos uma mensagem de esperança, empenhando-se numa leitura cristã do mundo de hoje e com um olhar voltado para o futuro. Fazemo-lo, como sempre, em sintonia fiel e criativa com as posições do Romano Pontífice e da Santa Sé”, disse o padre Nuno Gonçalves após sua nomeação.

No número 4158 da revista La Civiltà Cattolica, que sai sábado (16), o padre Spadaro manifestou “enorme gratidão pela experiência vivida” à frente da revista. “Passo o testemunho com um certo alívio, mas também com uma pitada de nostalgia por uma tarefa apaixonante que me permitiu viver anos muito belos anos e relações com os confrades jesuítas da redação e de todo o mundo - mais de 200 - que se empenharam em fazer de La Civiltà Cattolica uma revista verdadeiramente especial”.

Breve perfil do novo diretor

O padre Nuno da Silva Gonçalves nasceu em Lisboa, Portugal, em 1958. Entrou na Companha de Jesus em 1975 e foi ordenado padre em 1986. Tem doutorado em História Eclesiástica.

Entre 1994 e 2000, o padre Nuno fez parte da redação da revista Brotéria, publicação dos jesuítas portugueses, que faz parte da rede de revistas jesuítas europeias.

Foi diretor da faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, de 2000 a 2005. Depois, foi nomeado superior provincial da Província Portuguesa da Campanha de Jesus, função que exerceu até 2011.

Depois, foi para a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde atuou como professor, diretor da Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja. Em 2016, foi nomeado reitor da universidade. Seu mandato terminou em 2022.