O papa Francisco pediu que os jovens que participaram na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) “mantenham viva” a recordação daquilo que viveram o evento que aconteceu de 1º a 6 de agosto em Lisboa, Portugal. “Não a anestesiem, não a coloquem num álbum de memórias passadas”, disse.

“Ainda se lembram da Jornada ou não?”, perguntou o papa Francisco em vídeo divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

“É uma recordação que não pode ficar numa embalagem ou em um álbum de fotos. É uma recordação viva, e vocês têm que mantê-la viva”, disse.

 “E como se mantém uma coisa viva?”, perguntou Francisco. “Transmitindo-a”, respondeu.

O papa Francisco encorajou os jovens a dar “aos outros” o seu testemunho, como uma família que “se mantém viva através dos filhos”.

“E vocês, a recordação do que viveram na Jornada, mantenham-na viva, não a anestesiem, não a coloquem num álbum de memórias passadas”, disse.

Também convidou os jovens a contar o que viveram na universidade, na escola ou no trabalho. “Contem o que vocês viveram, essa multidão de mais de um milhão e meio que estava lá, e sobretudo o que sentiram. E peço-vos agora: sejam missionários, sejam propagadores, sejam testemunhas do que viveram. E obrigado, obrigado pelo testemunho que deram”, concluiu.