O seminarista Na'aman Danlami, da diocese de Kafanchan, Nigéria, morreu no incêndio de uma casa paroquial supostamente provocado por terroristas islâmicos da etnia fulani numa tentativa de sequestro.

 

Segundo o bispo de Kafanchan, Julius Yakubu Kundi, o ataque à paróquia de São Rafael ocorreu na noite de ontem (7).

 

Em entrevista à fundação Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), o bispo Kundi disse que o pároco, frei Emmanuel Okolo, e seu assistente, conseguiram escapar do incêndio no qual o seminarista de 25 anos morreu.

 

"Os agressores tinham como objetivo sequestrar o pároco. Após falharem ao tentar entrar na casa do padre, eles a incendiaram. Os dois padres conseguiram escapar mas, de forma terrível, o seminarista foi queimado vivo do lado de dentro", disse o bispo em um registro publicado hoje (8) pela ACI Africa, agência do grupo EWTN.

 

O trecho de um vídeo compartilhado com a ACI Africa mostra a casa paroquial em chamas.

 

“O ataque durou mais de uma hora, mas não houve reação ou apoio das forças militares. Há um posto de controle a um quilômetro de distância, mas houve uma total ausência de reação”, acrescentou o bispo Kundi.

 

“Os cidadãos nigerianos estão desprotegidos. Nós mal somos beneficiados pelas forças de segurança”, disse o ordinário local da diocese de Kafanchan.

 

O seminarista Na’aman foi declarado desaparecido mais cedo. Um sacerdote que gravou o vídeo que mostrou o incêndio disse que não poderiam estabelecer os paradeiros do seminarista.

 

“O padre Okolo e eu estamos fora da casa. Não sabemos os paradeiros do irmão Na’aman. Não sabemos se ele está em meio às chamas, se ele foi levado ou se ele escapou”, disse o sacerdote, acrescentando que a paróquia foi atacada por volta das 20h.

 

O bispo Kundi descreveu a morte do seminarista Na’aman como uma “perda terrível”.

 

Mais em

“Esse seminarista é o segundo membro que perdemos na diocese devido a ataques terroristas por agressores Fulani”, disse o bispo católico de 55 anos responsável pela diocese de Kafanchan desde sua ordenação episcopal em fevereiro de 2020.

 

Ele acrescentou que o padre John Mark Cheitnum, diretor de comunicações da diocese de Kafanchan, foi sequestrado e brutalmente assassinado no ano passado.

 

“Recuperamos o corpo de Na’aman Danlami esta manhã e o levaram ao necrotério”, disse o bispo Kundi à ACN.

 

A ACN condenou o assassinato do seminarista Na’aman e o sequestro de outro seminarista em Kaduna.

 

Em nota enviada a ACI Africa, agência do grupo ACI para a África, a fundação pontifícia que atende católicos em países que passam por perseguição religiosa diz saber do sequestro do seminarista Ezequiel Nuhu, ocorrido ontem (7) em Kaduna.

 

A ACN diz que Nuhu foi levado junto com seu pai. “Nuhu é um seminarista em Abuja, mas foi para o sul de Kaduna passar um feriado com sua família", diz a fundação pontifícia.

 

"A ACN Internacional denuncia o último ataque à Igreja Católica na Nigéria, em que um seminarista foi queimado vivo na diocese de Kafanchan, bem como o sequestro de outro seminarista no sul de Kaduna", diz a ACN.

 

A fundação católica pede "por orações pelo descanso de Na'aman Danlami e pelo consolo de sua família e de sua comunidade. Ela também reza pela segurança e pela rápida liberação de Ezekiel Nuhu".

 

Segundo a ACN, quatro padres foram mortos e 28 foram sequestrados na Nigéria em 2022. A ACN acrescentou que 14 membros do clero já foram sequestrados no país em 2023.