Um grande incêndio destruiu a igreja de Saint Joseph, paróquia de Salem, Oregon, na manhã de ontem (31), levando o pároco, padre Jeff Meeuwsen, a concluir que o santuário “está praticamente perdido".

Saint Joseph é uma das comunidades paroquiais mais antigas do Oregon. Atende cerca de 3,5 mil fiéis e faz parte da arquidiocese de Portland.

Embora a igreja atual tenha sido construída em 1953, a comunidade paroquial foi fundada em 1853 e a igreja original foi construída em 1864. São José é uma das oito paróquias da arquidiocese de Portland que celebra missa tradicional em latim.

Debra Gill, repórter da estação de notícias local Fox 12 Oregon, disse ontem (31) em uma transmissão matinal que “chamas realmente fortes no telhado” da igreja causaram estragos na estrutura do santuário.

Segundo comunicado publicado ontem (31) de manhã pela paróquia, ninguém ficou ferido apesar dos danos extensos.

“É com grande tristeza que anunciamos que houve um incêndio em St. Joseph ontem à noite”, disse a paróquia. “Ainda estamos coletando informações. Ainda há fogo dentro da igreja, mas está contido na igreja. Uma grande bênção é que, até onde sabemos, ninguém ficou ferido. Teremos mais informações em breve, mas pedimos orações neste momento".

“O que os investigadores me disseram é que o prédio da igreja está praticamente perdido”, disse Meeuswen à Fox 12 Oregon na manhã de ontem (31).

“Estou muito triste por termos perdido o prédio da igreja, muito triste. Mas a igreja também não é apenas um edifício, é um povo. O povo de Saint Joseph se unirá”, disse Meeuswen. “É muito triste. Mas seguiremos em frente e continuaremos a cumprir a missão de Jesus Cristo da melhor maneira possível".

Em um comunicado nas redes sociais, a arquidiocese de Portland disse que o arcebispo de Portland, dom Alexander Sample, esteve no local ontem (31).

A arquidiocese pediu por orações pela comunidade da paróquia e disse estar "unida como uma Igreja diante da tragédia".

A partir de sua conta pessoal na rede social X, ex-Twitter, Sample anunciou que iria celebrar uma missa no estacionamento da paróquia ontem (31) ao meio-dia. Ele também pediu aos fiéis que rezassem o Memorare (Lembrai-vos), oração de são Bernardo a Nossa Senhora, pelos católicos de Salem que perderam sua paróquia.

Mais em

“Estou em Salem esta manhã para estar com o povo da paróquia de St. Joseph. Juntos, vamos nos recuperar do incêndio destrutivo da noite passada. Louvado seja Deus, ninguém ficou ferido. Obrigado a todos os socorristas por seus esforços incansáveis. Deus abençoe!", disse Sample.

A causa do incêndio não é desconhecida.

A Fox 12 Oregon relatou que alguém que passava pelo local ligou para a emergência ao ver o incêndio por volta das 2h30.

O fogo ainda ardia duas horas depois, às 4h30.

Os socorristas temiam que o fogo se espalhasse para edifícios vizinhos, como a escola paroquial, mas conseguiram conter as chamas.