A histórica igreja de Saint-Georges (São Jorge), na cidade francesa de Descartes, cerca de 57 quilômetros ao sul de Tours, sofreu um incêndio na manhã de ontem (9).

Segundo a imprensa local, cerca de 50 bombeiros foram ao local para controlar o fogo. Até o momento, considera-se que um raio causou o incêndio. Obras de arte e objetos sagrados foram resgatados, mas o telhado e a torre sineira ficaram seriamente danificados.

Construída no século XII, a igreja foi modificada nos séculos XV e XIX. Em 29 de março de 1926, foi declarada monumento histórico da França.

As autoridades consideram que, apesar do incêndio, a abóbada do templo pode ter sido preservada.

“Isso nos lembra de Notre-Dame de Paris”

O arcebispo de Tours, dom Vincent Jordy, se dirigia para a igreja, onde celebraria a missa às 9h (hora local), quando viu uma "grande coluna de fumaça".

O arcebispo disse ao jornal local La Nouvelle République du Centre-Ouest que, ao se aproximar da igreja, teve a "sensação de um incêndio, sem ainda saber o que era". Pouco depois, junto com os que o acompanhavam para a missa, “vimos a igreja queimando”.

“Salvo as diferenças, isso nos lembra de Notre-Dame de Paris”, disse o arcebispo francês, recordando o templo destruído por um incêndio em 15 de abril de 2019. “Quando nossos lugares de oração, nossos lugares de encontro se tornam fumaça, isso nos afeta profundamente", disse.

O arcebispo teve oportunidade de conversar com os moradores de Descartes, que estavam comovidos: “Alguns foram batizados nesta igreja, outros casaram ali, por vezes toda uma vida está ligada a este lugar, que é também um lugar de história e de memória, seja você crente ou não”.

Dom Jordy agradeceu pelo trabalho dos bombeiros, que “foram rápidos em salvar o que tinha que ser salvo das águas, os elementos litúrgicos, o Santíssimo Sacramento. Eles foram muito atenciosos e eu os agradeço”.

Confira também:

Mais em