Os incêndios devastadores em Maui, no estado americano do Havaí, parecem ter poupado a igreja católica de Maria Lanakila, em Lahaina, um símbolo de esperança em meio à destruição.

 

Até ontem (13), pelo menos 93 mortes haviam sido registradas, o que faz desse o mais mortal incêndio florestal nos EUA desde 1918. As autoridades acham que o número de mortos ainda vai subir.

 

Vários incêndios, alimentados por ventos fortes, varreram a ilha havaiana. A cidade de Lahaina, no oeste de Maui, com cerca de 13 mil habitantes, foi devastada.

 

A igreja católica Maria Lanakila, ou Nossa Senhora da Vitória, parece ter escapado da destruição.

 

Monsenhor Terrence Watanabe, vigário forâneo de Maui e Lanai, disse ao jornal Honolulu Star-Advertiser que o prédio da igreja parece ter sobrevivido nas fotos após o incêndio. A reitoria vizinha também parece intacta.

 

“Para nós, é como um milagre. Quando vimos as notícias e vimos o campanário da igreja erguendo-se acima da cidade, foi um grande espetáculo de se ver”, disse ele na última quinta (10).

 

Ao mesmo tempo, o telhado de madeira da igreja parece ter sofrido danos. É difícil determinar o quanto o prédio foi danificado.

 

“Não saberemos até chegarmos lá e fazermos uma avaliação”, disse Watanabe, que também é pároco da igreja Católica Santo Antônio de Pádua em Wailuku.

 

A igreja Católica Maria Lanakila atende de 700 a 800 famílias e celebra seis missas dominicais todo fim de semana. Ela celebra muitos casamentos de visitantes de todo o mundo.

 

O padre Kuriakose Nadooparambil, pároco de Maria Lanakila, e o pessoal da paróquia escaparam do incêndio. A paróquia foi fundada em 1846 pelo padre Aubert Bouillon da congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Sua igreja de pedra foi concluída em 1873, embora melhorias e reformas tenham sido feitas na estrutura, segundo o site da paróquia.

 

Os danos provavelmente serão extensos nas Escolas do Sagrado Coração, cujo prédio não fica longe da igreja católica. O prédio da escola já havia sofrido "danos significativos" com ventos fortes, disse uma carta de 8 de agosto do diretor Tonata Lolesio na página da escola no Facebook. O ano letivo começou na semana passada. Ele atende a educação infantil e o ensino fundamental e recentemente abriu uma escola secundária virtual.

 

Outro local histórico de culto em Lahaina, uma igreja protestante fundada pela realeza havaiana, não teve tanta sorte.

 

A Waiola Church comemorou seu 200º aniversário em maio. Segundo o Honolulu Star-Advertiser, ela foi completamente destruída pelo incêndio.

 

"Ela se foi, o salão social, o santuário, o anexo, tudo", disse Anela Rosa, membro da igreja e ministra leiga de longa data, ao jornal USA Today.

 

A igreja, que até os incêndios era o lar de uma congregação da Igreja Unida de Cristo, ficava no local da Igreja Wainee, fundada em 1823 pela rainha Keopuolani, a primeira havaiana batizada como cristã protestante. Os reis e rainhas do Havaí estão enterrados no cemitério da igreja, o primeiro cemitério cristão no Havaí. Muitos filhos de missionários também estão enterrados lá. O último edifício da igreja data de 1953.

 

A cidade de Lahaina foi a capital da monarquia havaiana por 25 anos no século XIX, antes de Honolulu. A cidade também tem uma história de caça às baleias e missionários religiosos. É um importante destino turístico, embora a maior parte do corredor da cidade e seus edifícios históricos tenham sido destruídos junto com residências e até mesmo barcos, relata o Honolulu Star-Advertiser.

 

O governador do Havaí, Josh Green, visitou as ruínas da cidade na manhã da última quinta (10).

 

“Parece que uma bomba foi lançada sobre Lahaina”, disse Green, segundo a agência de notícias Associated Press.

 

Robert Van Tassell, presidente e CEO da Catholic Charities Hawaii, disse à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, que o efeito do incêndio na comunidade havaiana é “muito dramático”. Embora sua agência de 300 funcionários esteja espalhada por várias ilhas do Havaí, nenhum funcionário deixou de ser afetado pelos incêndios em Maui.

 

“Todos eles têm família lá”, disse. “Todo mundo no Havaí é parente. Todo mundo chama todo mundo de tia, primo, tio, amigo, família. É uma comunidade muito conectada e muito voltada para a família.”

 

“A grande coisa sobre isso é que o fluxo comunitário de pessoas aqui no Havaí já é impressionante”, acrescentou. “Mas muitos de nós ainda estamos lidando com o choque inicial das primeiras fotos que vemos, praticamente ao mesmo tempo que o resto do mundo. Sabemos que vai ser um longo caminho, por isso estamos nos preparando para um longo período de recuperação.”

 

A Catholic Charities of Hawaii está estabelecendo abrigos e fornecendo alimentos. Van Tassell enfatizou a necessidade de doações em dinheiro. Ele encaminhou o formulário de doação para assistência em Maui àqueles que desejam doar no site da Catholic Charities, www.CatholicCharitiesHawaii.org.

Confira também: