“O cômodo, no canto do corredor, foi atingido por uma forte explosão que produziu um forte estrondo na casa. Alguma porta foi arrancada e causou o espanto das cinco pessoas que estavam na casa”. Assim a Companhia de Jesus contou sobre o incidente que aconteceu na tarde de terça-feira (29) no apartamento onde mora a sua comunidade, na cidade de Múrcia, leste de Espanha.

Felizmente, tudo terminou num “bom susto”, dizem, já que nenhum dos religiosos estava no cômodo em questão e apenas um teve que ser levado ao hospital devido a uma possível intoxicação, embora tenha recebido alta na mesma noite.

Os religiosos conseguiram escapar das chamas deslocando-se rapidamente para o terraço, uma vez que a casa fica no sexto andar do edifício, segundo a imprensa local.

O Centro de Coordenação e Emergências da Região de Múrcia, alertado por vários telefonemas de vizinhos e pedestres, enviou ao local equipes dos bombeiros, patrulhas policiais locais e ambulâncias.

Segundo o comunicado dos jesuítas, “a pronta intervenção dos bombeiros fez com que as chamas não ultrapassassem, no fundamental, os limites do cômodo onde o incêndio teve origem”.

Nos próximos dias serão analisadas as possíveis causas do ocorrido, avaliados os danos e determinados os reparos necessários.

O bispo de Cartagena, dom José Manuel Lorca Planes, ofereceu hospedagem aos jesuítas na casa sacerdotal enquanto durar a reforma.