O novo presidente da Caritas Internationalis é dom Tarcisio Isao Kikuchi, arcebispo de Tóquio, Japão. Para ele, a sua missão é ajudar a que as pessoas saibam que não foram esquecidas por Deus.

Kikuchi foi eleito para um mandato de quatro anos pelos 400 delegados que participaram da 22ª Assembleia Geral da organização, ocorrida de quinta-feira (11) até ontem (16).

Dom Tarcisio Isao Kikuchi substitui o cardeal Luis Antonio Tagle no cargo, depois que o papa Francisco destituiu todo o conselho da organização em 22 de novembro de 2022.

Kikuchi trabalhou na Cáritas em diferentes cargos e com diferentes títulos desde 1995, quando começou como voluntário no campo de refugiados de Bukavu, então Zaire, hoje República Democrática do Congo. Ele foi diretor executivo da Cáritas Japão de 1999 a 2004 e presidente da Cáritas Japão de 2007 a 2022. Ele também foi presidente da Cáritas Asia de 2011 a 2019, membro do Comitê Executivo da Caritas Internationalis de 1999 a 2004 e membro do Conselho de Representantes de 2011 a 2019.

 “O papa Francisco nos lembra que a Cáritas nasce no seio da Igreja”, disse ontem (16) à imprensa dom Isao Kikuchi. “Cáritas é o amor de Deus”.

Nascido em 1958 em Miyako, prefeitura de Iwate, Japão, o novo presidente da Cáritas entrou para a Sociedade do Verbo Divino em 1985, aos 26 anos, e foi ordenado sacerdote no ano seguinte.

Ele foi para a África Ocidental, onde serviu em missões em Gana, e tornou-se provincial de sua congregação em 1999. Em 29 de abril de 2004, foi nomeado bispo de Niigata por são João Paulo II e recebeu a consagração episcopal em 20 de setembro do mesmo ano.

Em 25 de outubro de 2017, o papa Francisco o nomeou arcebispo de Tóquio. E como tal, recebeu a visita do papa ao Japão em novembro de 2019.

Kikuchi disse ontem (16) que o órgão que ele agora preside é a segunda maior agência de ajuda humanitária do mundo, depois da Cruz Vermelha Internacional.

"A Caritas Internationalis é conhecida como uma ONG profissional que oferece assistência a pessoas em situações difíceis. Mas, na realidade, não somos só uma ONG, somos muito mais. Somos uma organização da Igreja Católica e um instituto a serviço da Igreja", disse ele.

Para o novo presidente, "a Cáritas deve ser um testemunho do amor de Deus. O que fazemos não é só fornecer alimentos ou material ou qualquer outro tipo de ajuda. Somos também testemunhas do amor de Deus, para mostrar às pessoas que é assim que o Senhor ama todas as pessoas".

“Quando nós fazemos coisas boas, não é por nosso próprio mérito, mas porque estamos convencidos de que estamos dando o amor de Deus ao próximo”, disse Kikuchi à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI. “Não podemos convencer as pessoas a serem mais generosas, mas agimos com a convicção de fazer o que for necessário para aliviar a dor dos mais frágeis e necessitados”.

A espiritualidade inaciana do novo secretário-geral da Cáritas

Três dias depois da eleição do arcebispo de Tóquio como novo presidente da Caritas Internationalis, foi eleito seu novo secretário-geral: o escocês Alistair Dutton.

Até agora diretor-executivo da Cáritas Escócia, Dutton tem mais de 25 anos de trabalho no setor humanitário.

Durante um encontro com os jornalistas na Sala de Imprensa da Santa Sé ontem (16) ele disse à ACI Prensa que o programa para cumprir sua nova missão são as palavras de Jesus: "Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere­grino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’” (Mt 25,35-36).

O novo secretário da Cáritas, que passou cinco anos como noviço na Companhia de Jesus, disse que se preparou para esta eleição, antes de vir para Roma, participando de um retiro espiritual inaciano. E as perguntas que se faz quase diariamente, disse, são: "Onde Deus quer que estejamos no mundo hoje? Como expressamos o amor de Deus naquilo que fazemos? A espiritualidade é olhar para o céu com os pés na terra".

Para ele, o "magis", palavra típica da espiritualidade inaciana que significa "mais" em latim, é vivido como "mais em tudo o que tem a ver com a sua relação com Deus; não um 'mais' de quantidade, mas de qualidade, para amar e servir”.

Dutton liderou projetos em mais de 70 países e foi diretor humanitário da Caritas Internationalis de 2009 a 2014. Ele foi eleito na segunda-feira (15), em Roma, pela Assembleia Geral da Confederação, que reúne 162 organizações nacionais da Cáritas. Ele ficará no cargo até 2027.

Nova vice-presidente da Caritas Internationalis

Mais em

Kirsty Robertson, que atua como diretora-geral da Cáritas Australia desde 2019, foi escolhida como a nova vice-presidente da Caritas Internationalis. Ela ocupou vários cargos na Cáritas Australia, incluindo coordenadora de Programas do Pacífico e chefe do Grupo de Comunicações.

Ela também teve uma trajetória de sucesso na liderança de outras organizações de ajuda e desenvolvimento, incluindo conselheira delegada da Mary MacKillop Today.

A eleição dessas novas autoridades ocorre depois que o papa Francisco destituiu todo o conselho da Caritas Internationalis, a organização de ajuda global da Igreja Católica.

Confira também: