O papa Francisco destituiu hoje (22) toda a liderança da Caritas Internationalis (CI) e indicou o consultor de gerenciamento italiano Pier Francesco Pinelli como comissário extraordinário da confederação de caridades.

 

Francisco emitiu um decreto em que afirma que os cargos de liderança da confederação católica devem ser encerradas imediatamente. Essa decisão inclui o presidente da Caritas Internationalis, o cardeal Luis Antonio Tagle, e o secretário-geral Aloysius John. Terminam também os cargos dos vice-presidentes, tesoureiro, assistente eclesiástico, conselho executivo e conselho representativo.

 

Um comunicado à imprensa disse que um relatório independente encontrou deficiências “nos procedimentos de gestão que tiveram um efeito negativo também no espírito de equipe e na moral dos funcionários”.

 

A Caritas Internationalis, fundada em 1951, é uma confederação católica de 162 organizações de caridade sediadas em 200 países ao redor do mundo. Sua sede está no Vaticano e a Santa Sé supervisiona sua atividade.

 

A governança da Caritas Internationalis é eleita para mandatos de quatro anos durante a assembleia geral da organização. A próxima assembleia geral está agendada para maio de 2023.

 

Segundo um comunicado de imprensa, o administrador temporário, Pinelli, fará seu serviço em consulta com o dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que é chefiado pelo cardeal Michel Czerny, SJ.

 

O comunicado do dicastério disse que o escritório da Santa Sé para o desenvolvimento humano encomendou uma auditoria independente do local de trabalho da Caritas Internationalis neste ano.

 

A auditoria analisou a organização e o “bem-estar de trabalho da Secretaria Geral da CI e seu alinhamento com os valores católicos da dignidade humana e do respeito a cada pessoa”.

 

Segundo o dicastério, funcionários atuais e antigos foram convidados a participar. “O trabalho realizado não revelou qualquer evidência de má administração financeira ou comportamento inadequado de natureza sexual, mas, ao mesmo tempo, foram destacadas questões e áreas que requerem atenção urgente. Foram encontradas deficiências nos procedimentos de gestão que tiveram um efeito negativo também no espírito de equipe e na moral dos funcionários”.

 

Pinelli será auxiliado pela chefe de advocacia da Caritas Internationalis, Maria Amparo Alonso Escobar, e pelo padre jesuíta Manuel Morujão, que fará acompanhamento pessoal e espiritual aos empregados da Caritas, segundo o decreto do papa Francisco.

Mais em

 

Entre as tarefas administrativas de Pinelli, estará a atualização dos estatutos da confederação em preparação para a próxima assembleia geral em 2023.

 

O cardeal Tagle também trabalhará com Pinelli para preparar a assembleia geral.

 

Em comunicado, o dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral citou a nova constituição apostólica do papa Francisco, Praedicate evangelium, que diz que o departamento de desenvolvimento humano tem competência sobre a Caritas Internationalis e “exerce as competências reservadas por lei à Santa Sé na constituição e supervisão das associações internacionais de caridade e dos Fundos instituidos para os mesmos fins, de acordo com o estabelecido em seus respectivos Estatutos e em conformidade com as normas em vigor”.

Confira também: