A inclusão do nome do servo de Deus Padre Cícero Romão Batista no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria foi aprovado hoje (4), na sessão deliberativa da Câmara dos Deputados. A proposta segue para o Senado para ser aprovada.

O Projeto de lei é de autoria do deputado federal José Guimarães (PT-CE), que ressaltou que o servo de Deus “é tido como santo por uma imensa legião de fiéis espalhados pelo Brasil”.

Segundo a Agência Câmara de Notícias, “o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um documento que preserva os nomes de figuras que marcaram a história do Brasil”. Ele fica guardado no Panteão da Pátria, na praça dos Três Poderes, em Brasília.

Padre Cícero ou “Padim Ciço” como é conhecido por seus devotos nasceu em Crato (CE), em 1844, e foi ordenado padre em 1870, em Fortaleza. Dois anos depois foi para a região de Juazeiro do Norte, onde ficou bastante conhecido por seus supostos milagres. Em 1911 tornou-se prefeito de Juazeiro do Norte, realizando várias melhorias na cidade. Ele morreu no dia 20 de julho de 1934.

O processo de beatificação de padre Cícero foi aberto no dia 30 de novembro de 2022, na basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte (CE). Essa é a primeira fase do processo, no qual o Tribunal Diocesano analisará documentos, virtudes heroicas e de santidade do servo de Deus. Se o parecer do processo for favorável, ele poderá ser considerado venerável.

 

Confira também: