Os cinco católicos que marcaram 2022:

1. Isabel Cristina Mrad Campos

Conhecida como a “María Goretti do Brasil”, Isabel Cristina Mrad Campos foi beatificada no dia 10 de dezembro, na cidade de Barbacena (MG).

Ela tinha 20 anos quando, em 1982, foi morta por um homem que tentou estuprá-la sem sucesso, como aconteceu com santa Maria Goretti, a italiana que morreu defendendo sua virtude e antes de morrer perdoou seu assassino.

Isabel costumava ir à missa com frequência, receber os sacramentos e ser voluntária. Ela também sonhava em ser pediatra para ajudar crianças carentes.

2. Zlatko Dalic

O técnico da seleção croata de futebol, Zlatko Dalic, que levou seu time ao terceiro lugar na Copa do Mundo de 2022 no Qatar, sempre leva no bolso um terço que reza antes de cada jogo.

O técnico croata de 56 anos disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI: "Tudo o que eu conquistei na minha vida e carreira devo a Deus".

“Tive fé a vida toda, é assim que educo meus filhos. Procuro ir à santa missa todos os domingos”, disse.

3. Shia LaBeouf

O ator Shia LaBeouf, de Transformers, anunciou sua conversão à fé católica em agosto de 2022, enquanto trabalhava em seu próximo filme, "Padre Pio", no qual interpreta o santo italiano.

Em sua entrevista com o bispo de Winona-Rochester, EUA, dom Robert Barron, LaBeouf revelou que Deus usou o filme para atraí-lo para a Igreja, já que o único motivo que ele tinha para interpretar o Padre Pio era retomar sua carreira.

4. Gad Elmaleh

O ator francês Gad Elmaleh anunciou no final de novembro sua conversão do judaísmo ao catolicismo.

O artista de 51 anos revelou ao jornal Le Figaro que a Virgem Maria é o seu "mais belo amor" e que teve um papel crucial na sua conversão. Sua aproximação com o catolicismo é contada em seu novo filme, Reste un peu, que poderia ser traduzido como “Fique um pouco”.

5. Irma Garcia

Irma García é uma das professoras mortas no massacre ocorrido em 24 de maio na Robb Elementary School em Uvalde, Texas, EUA.

Irma, uma católica praticante, deu a vida para defender seus alunos, pois enfrentou o assassino. Ela tentou falar com ele corretamente, para fazê-lo entender, mas ele não ouviu.

Os policiais encontraram Irma "protegendo as crianças com os braços quase até seu último suspiro", disse seu sobrinho John Martinez ao The New York Times.

Confira também:

Mais em