Joe Garcia, marido da professora que deu a vida para proteger os seus alunos no massacre na escola primária de Uvalde, Texas, morreu ontem (26) de ataque cardíaco.

Joe Garcia, de 50 anos, levou flores ao funeral de Irma Garcia, sua mulher, na manhã de ontem, segundo o jornal The New York Times. O sobrinho dele disse que Joe morreu quando voltou para casa.

Irma, professora da quarta série, era uma das duas mortas na Robb Elementary School no ataque perpetrado por um homem de 18 anos, em 24 de maio. Morreram também 19 crianças.

Joe e Irma estavam casados ​​há 24 anos e deixaram quatro filhos. Cristian de 23 anos, e três adolescentes: José, Lyliana e Alysandra.

O arcebispo de San Antonio, dom Gustavo Garcia-Siller, disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI, que se encontrou com Joe no dia do tiroteio. Ele também disse que rezará missa às 18h na Sacred Heart Catholic Church, em Uvalde, comunidade a que pertence a família Garcia.

“Rezamos pelos três filhos de Irma Garcia, professora assassinada em Uvalde”, escreveu o bispo.

John Martinez, de 21 anos, sobrinho de Irma Garcia, pediu: "por favor, rezem por nossa família, Deus, tenha misericórdia de nós, isto não é fácil".

Dom Garcia-Siller também disse à CNA que conheceu Joe e seus três filhos adolescentes no dia do tiroteio. “O marido mostrou muita força”, disse o bispo.

Foi o pior ataque a tiros em uma escola desde que um agressor matou 26 pessoas na Sandy Hook Elementary em Newtown, Connecticut, em 2012.

Este novo ataque, o nono massacre de 2022 nos EUA, ocorre apenas dez dias depois do ocorrido em Buffalo, no estado de Nova York, onde 14 pessoas morreram, 11 das quais eram negras.

A família de Irma e Joe lançou uma vaquinha por meio da plataforma GoFundMe, que já arrecadou mais de US$ 400 mil.

Confira também: