O arcebispo de Los Angeles, EUA, dom José Gómez, compilou, a partir da vida dos santos e mestres de vida espiritual, seis práticas que podem ajudar a alcançar a santidade.

Há alguns anos ele escreveu a carta pastoral “Fomos feitos para grandes coisas”, na qual disse que para ser semelhante a Cristo “é preciso um plano de vida” e ter “um propósito”.

“Nossas vidas devem ser conduzidas por um alegre desejo de trabalhar com a graça de Deus para sermos mais semelhantes a Cristo dia após dia, ano após ano”, disse ele.

Dom Gómez recomendou então trabalhar os “bons hábitos” e apresentou as seguintes práticas.

1. Ser conscientes da presença de Deus

O bispo disse que é necessário ter contato com Deus através de uma simples oração ao começar e terminar o dia. Oferecer o dia ao Senhor de manhã e à tarde pensar sobre o que fez no dia.

“Ao longo do dia, é preciso estar atentos ao ‘sacramento do momento presente’. Nosso objetivo é ter a certeza de que estamos vivos sob o olhar amoroso de Deus e que com sua graça é possível fazer tudo por amor a Ele”, disse.

2. Ter um tempo todos os dias para rezar

Dom Gómez disse que ao longo do dia é bom fazer uma pausa no trabalho diário para rezar. O propósito da oração é levar o homem à presença do Deus vivo numa atitude de humildade, amor e louvor.

Ele aconselhou a falar com Deus de forma honesta e simples. "Dizer ao Pai o que o deixa ansioso, o que você quer fazer por Ele. Falar com Ele sobre as áreas da vida que quer melhorar”.

"Dizer que o ama e que quer amá-lo ainda mais. Dizer que quer fazer a vontade d’Ele, como fez Maria, nossa Mãe."

Ele também disse que repetir o nome de Jesus durante o dia "é uma bela e poderosa oração".

3. Ler uma passagem do Evangelho todos os dias

Outra prática que dom Gómez propõe é fazer a lectio divina, que consiste em ler uma passagem do Evangelho e meditar sobre ela em oração, perguntando: “Deus, o que me diz nesta passagem? O que você está me pedindo para fazer?"

Segundo dom Gómez, só é possível conhecer Jesus por meio de seus ensinamentos e de sua vida refletida nas Escrituras.

“Quanto mais rezarmos com os Evangelhos, mais teremos a ‘mente de Cristo’. Seus pensamentos e sentimentos" se tornarão os nossos, e seremos capazes de ver "a realidade através de seus olhos".

4. Participar da missa com frequência

O arcebispo de Los Angeles recomendou buscar todas as oportunidades para encontrar Cristo e adorá-lo na missa e no Santíssimo Sacramento.

Segundo dom Gómez, o ideal é participar da missa nos dias de semana, além do domingo. Ele contou que quando começou a fazer isso, ficou mais consciente da presença de Deus.

Seu relacionamento pessoal com o Senhor foi crescendo cada vez mais e se tornou uma profunda amizade.

Mais em

5. Fazer um exame de consciência diário e confessar-se com frequência

Dom Gómez disse que a confissão frequente proporciona "uma sensação de libertação e paz" na alma quando os pecados são perdoados.

Ele também comentou que ao longo de seu ministério pastoral tem se surpreendido com a forma como "a graça de Deus age na vida das pessoas" por meio deste sacramento.

“Participar do sacramento curador de Cristo é uma graça. Poder pronunciar a sua palavra de perdão, poder perdoar os pecados em seu nome. Não há privilégio maior que eu possa imaginar, nem nada mais bonito na terra”, disse.

6. Fazer obras de caridade espirituais e materiais

“Amar é a forma de imitar a Cristo. Precisamos amar os outros como Jesus os ama, começando pelas pessoas mais próximas de nós. Começar pelas nossas famílias e depois sair”, disse o arcebispo de Los Angeles.