5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa nomeia autoridade mais jovem da Cúria Romana, um eslovaco de 40 anos

Vista panorâmica da praça de São Pedro, no Vaticano. | Bohumil Petrik / EWTN News

O papa Leão XIV nomeou Jozef Barlaš subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

O sacerdote eslovaco, até então funcionário da seção de Assuntos Gerais da secretaria de Estado da Santa Sé, torna-se assim a autoridade mais jovem da Cúria Romana.

Nascido em 7 de maio de 1985 em Snina, então parte da Checoslováquia, Barlaš completou 40 anos de idade na véspera da eleição de Leão XIV, em 8 de maio.

Com uma carreira marcada pelo serviço diplomático interno e pela gestão administrativa no coração da Santa Sé, a nova responsabilidade de Barlaš o coloca no dicastério criado pelo papa Francisco, dedicado à promoção da dignidade humana, da justiça social, do cuidado com a criação e da atenção aos mais vulneráveis.

Ordenado sacerdote para a arquidiocese de Košice, Barlaš fez estudos em teologia moral e doutrina social da Igreja, e se especializou em relações internacionais.

Depois de vários anos de ministério pastoral em paróquias e na formação de seminaristas, Barlaš foi chamado a Roma para continuar seus estudos e, depois, incorporado ao serviço da secretaria de Estado da Santa Sé, onde desempenhou funções relacionadas à coordenação interdicasterial e à elaboração de documentos oficiais.

 

 

Substituição no cargo: a transição depois de monsenhor Ekpo

O anúncio faz parte de uma série de ajustes na Cúria Romana iniciados por Leão XIV depois de sua eleição. Barlaš substitui Anthony Onyemuche Ekpo, teólogo e canonista nigeriano de 44 anos de idade, que o papa nomeou conselheiro para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

O sacerdote foi o primeiro conselheiro para Assuntos Gerais que não veio diretamente das fileiras da secretaria de Estado da Santa Sé, embora tenha trabalhado lá antes de ser nomeado subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Além dessa função, ele foi nomeado subsecretário da Seção para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, fortalecendo a estrutura diplomática da Santa Sé.

Neste mês, o papa Leão XIV nomeou outro sacerdote nigeriano, o padre Edward Daniang Daleng, OSA, ex-conselheiro geral e procurador geral da Ordem de Santo Agostinho, vice-regente da prefeitura da Casa Pontifícia, órgão fundamental na organização das cerimônias e audiências do papa.

 

 

 

 

A primeira grande nomeação de Leão XIV: seu sucessor no Dicastério para os Bispos

A primeira grande nomeação de Leão XIV ocorreu em 26 de setembro. O papa nomeou Filippo Iannone prefeito do Dicastério para os Bispos, cargo ocupado pelo então arcebispo Robert Prevost antes de sua eleição como o 267º papa.

Ele também nomeou Iannone, que até então era prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos, presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Ele é acompanhado na tarefa, por um período de cinco anos, por Ilson de Jesús Montanari como secretário do Dicastério e Ivan Kovač como subsecretário, cujos cargos foram confirmados pelo papa.

Iannone tem a responsabilidade de apresentar os candidatos ao episcopado ao papa, posição fundamental na Igreja.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

 

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar