16 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Leão XIV pede liturgia sóbria em sua solenidade, com atenção à piedade popular

O papa Leão XIV em audiência ontem (17) com autoridades litúrgicas diocesanas no Palácio Apostólico, no Vaticano. | Vatican Media

O papa Leão XIV pediu às paróquias que invistam na formação litúrgica, especialmente dos leitores, incentivando a difusão da Liturgia das Horas e exortando a que se dê atenção à “piedade popular”.

Ao receber os participantes de um curso organizado pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo de Roma no Palácio Apostólico, no Vaticano, o papa disse que “nas dioceses e nas paróquias há necessidade dessa formação e é importante” e incentivou o início de “percursos bíblicos e litúrgicos” em locais onde não existem espaços para formação.

Leão XIV pediu especificamente a esse órgão que ajude determinadas Igrejas e comunidades paroquiais a "se deixarem formar pela Palavra de Deus, explicando os textos do Lecionário ferial e festivo".

Ele também os exortou a fazer “uma iniciação cristã e litúrgica que ajude os fiéis a compreender, por meio dos ritos, das orações e dos sinais sensíveis, o mistério da fé que se celebra”.

Para o papa, é importante que a liturgia seja "a expressão de uma comunidade que cuida de suas celebrações, as prepara, as vive em plenitude".

Leão XIV recomendou que os diretores dos escritórios pastorais litúrgicos deem “especial atenção” aos que proclamam a Palavra de Deus.

“Conhecimentos bíblicos básicos, dicção clara, capacidade de cantar o salmo responsorial e compor as orações dos fiéis para a comunidade, são aspectos importantes que implementam a reforma litúrgica e promovem o crescimento da caminhada do Povo de Deus”, disse ele.

Falando sobre a formação de ministros e fiéis e a preparação deles “para o serviço na pastoral e na liturgia”, Leão XIV citou o papa Francisco, que na carta apostólica Desiderio desideravi recomendou: “É preciso encontrar os canais para uma formação como estudo da liturgia: a partir do movimento litúrgico muito tem sido feito nesse sentido, com contributos preciosos de muitos estudiosos e instituições acadêmicas”.

Preparação profunda dos que proclamam a Palavra de Deus

O papa falou sobre a necessidade de uma “preparação profunda” dos leitores instituídos e daqueles que leem regularmente as Escrituras nas celebrações.

“Sabemos bem que a formação litúrgica é um dos temas principais de todo o percurso conciliar e pós-conciliar”, disse Leão XIV.

“Não nos cansemos: retomemos com entusiasmo as boas iniciativas inspiradas pela reforma e, ao mesmo tempo, procuremos novos caminhos e novos métodos”, exortou o papa.

Leão XIV disse que se trata de "promover uma participação frutuosa do Povo de Deus, assim como uma liturgia digna, atenta às diferentes sensibilidades e sóbria em sua solenidade".

Entre outras coisas, ele pediu especificamente aos diretores litúrgicos das dioceses que promovam a Liturgia das Horas e cultivem a dimensão da piedade popular.

“Entre os aspectos relacionados ao seu serviço como diretores, quero lembrar-lhes da promoção da Liturgia das Horas, da preocupação com a piedade popular e da atenção à dimensão festiva na construção de novas igrejas e na adaptação das já existentes”, disse o papa.

“Em muitas paróquias, há também grupos litúrgicos, que devem trabalhar em sinergia com a comissão diocesana”, disse Leão XIV.

Promover grupos que se encarreguem da preparação da liturgia, para não delegar tudo ao pároco

A experiência de um grupo, disse o papa, mesmo que “pequeno, mas bem motivado, que se ocupa da preparação da liturgia é expressão de uma comunidade que cuida de suas celebrações, as prepara, as vive em plenitude, em acordo com o pároco”.

“Dessa forma, evita-se delegar tudo a ele e deixar a alguns a responsabilidade do canto, da proclamação da Palavra, da ornamentação da igreja”, disse Leão XIV.

Do mesmo modo, ele lamentou que esses grupos paroquiais tenham definhado a ponto de desaparecerem, como se tivessem perdido sua identidade. Assim, o papa exortou por um compromisso em tornar essa área da vida da Igreja atraente novamente, capaz de envolver pessoas competentes ou, pelo menos, aquelas inclinadas a esse tipo de serviço.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Assim, Leão XIV incentivou os responsáveis ​​pela liturgia a proporem aos párocos "percursos de formação para iniciar ou consolidar nas paróquias os grupos litúrgicos, formando seus membros e oferecendo sugestões para suas atividades".

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar