Oct 21, 2025 / 16:05 pm
A Secretaria Geral do Sínodo da Santa Sé reconheceu oficialmente um plano pastoral estabelecido pelo bispo de Maitland-Newcastle, Austrália, Michael Kennedy, que verá a diocese adotando uma estrutura de governança que "vai operar em modo sinodal".
Em resposta à carta pastoral nas redes sociais, o escritório sinodal da Santa Sé publicou a carta em 14 de outubro. Uma publicação na rede social diz que o bispo exorta os fiéis a "abraçar essa visão mais plenamente", promovendo uma Igreja que ouve, aprende e age em conjunto a serviço do Evangelho.
O que está no plano
Segundo a carta de Kennedy haverá mudanças em quatro níveis.
Primeiro, um conselho pastoral diocesano será formado para liderar o processo sinodal da diocese por meio da revitalização de seu ciclo de planejamento pastoral, que, segundo a carta, havia sido interrompido devido à morte do bispo Bill Wright em 2021. "O ciclo de planejamento pastoral permite um envolvimento sinodal significativo na direção futura da diocese", disse ele.
“Esse será um marco significativo em nossa jornada sinodal”, disse também Kennedy, “mas não sua conclusão — a jornada sinodal é sempre contínua”.
O ciclo de planejamento pastoral também será implementado em nível paroquial, “adaptado às circunstâncias de cada comunidade”, disse Kennedy. “Pretende-se que os status revisados deste ano para os conselhos pastorais e financeiros paroquiais ajudem”.
A cúria diocesana será reestruturada para refletir as "estruturas de participação" sinodais. Ou seja, Kennedy enfatizou que "a governança do papel dos bispos deve ser constitucional, seguir as leis e os costumes da nossa Igreja e ser consultiva (sinodal); ouvindo aqueles que precisam ser ouvidos antes que as decisões sejam tomadas, o que em alguns casos também requer o recebimento do consentimento antes de agir".
Por fim, o plano estipula a formação de “novos grupos consultivos que adotarão métodos de trabalho sinodais”. Os grupos terão três conselhos civis e quatro conselhos canônicos. Entre os conselhos civis estarão o grupo de liderança sênior do bispo, um conselho de governança e um conselho de salvaguarda. Os conselhos canônicos têm um conselho de presbíteros, um conselho pastoral, um colégio de consultores e um conselho financeiro.
Os grupos consultivos darão conselhos ao bispo e aos curadores diocesanos “para discernimento crítico” em suas respectivas áreas de especialização, diz a carta de Kennedy.
Um chamado à ação
“Nos próximos meses, convidaremos pessoas que se sintam chamadas a contribuir com suas percepções, habilidades e experiência como membros desses conselhos e conselhos consultivos”, escreveu Kennedy.
“Seja sua formação em vida pastoral, educação, serviços sociais, finanças, governança, liderança comunitária ou bom senso na resolução de problemas e tomada de decisões”, disse o bispo, “sua perspectiva pode nos ajudar a servir fielmente nossas comunidades no futuro”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar