A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) promove entre hoje (16) e quarta-feira (18), em Fátima, jornadas pastorais para implementar a sinodalidade no país. Participam do encontro os bispos portugueses, membros dos institutos religiosos, representantes diocesanos e dos vários setores da pastoral, num total de 120 participantes.

O Sínodo da Sinodalidade foi convocado pelo papa Francisco, que morreu em 21 de abril deste ano. O sínodo aconteceu em duas sessões, em outubro de 2023 e outubro de 2024, depois de um processo de escuta em todo o mundo que teve início em 2021. Teve como tema “Por uma Igreja sinodal: participação, comunhão e missão”.

Em novembro do ano passado, foi publicado o documento final do sínodo. Em uma nota que acompanhou o documento, o papa Francisco disse: “O Documento final faz parte do Magistério ordinário do Sucessor de Pedro e, como tal, peço que seja acolhido”. Francisco não escreveu uma exortação apostólica pós-sinodal, como é costume desde a criação do sínodo dos bispos por são Paulo VI em 1965, logo depois do Concílio Vaticano II.

Em nota, a Conferência Episcopal Portuguesa disse que “tem promovido iniciativas, encontros e momentos de escuta em sintonia com as orientações e os prazos definidos pela Secretaria Geral do Sínodo, em Roma”.

Em janeiro deste ano, a CEP realizou um encontro nacional, reunindo 300 pessoas de várias dioceses portuguesas para refletir sobre o documento final do Sínodo da Sinodalidade e a sua aplicação nas comunidades.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

As jornadas pastorais que acontecem nesta semana têm como tema “O processo sinodal nas Dioceses e na Conferência Episcopal Portuguesa”. O encontro começou hoje com uma reflexão sobre “Teologia e Espiritualidade Sinodal”, proferida pelo bispo auxiliar de Lisboa, dom Alexandre Palma, “seguindo-se uma breve partilha em grupos sinodais e a celebração da Eucaristia”, diz a CEP.

Amanhã (17), o encontro “será dedicado à implementação do processo sinodal nas dioceses e nos serviços centrais da Igreja em Portugal”. “As questões serão discernidas em grupos sinodais, seguindo o método da conversação no Espírito, e partilhadas em plenário”.

Neste dia, na parte da manhã, os grupos vão retomar as conclusões do Encontro Sinodal Nacional, de janeiro deste ano, e farão uma avaliação do caminho que têm percorrido. “Entre outros temas, sugere-se a reflexão sobre o funcionamento das equipas sinodais nas dioceses, a qualidade dos processos de escuta e discernimento, a concretização das orientações sinodais nas estruturas diocesanas e o envolvimento das pessoas distantes do processo sinodal”, diz a CEP.

À tarde, vão abordar a “concretização das orientações sinodais nos organismos da Conferência Episcopal”. “Procurando caminhar para uma transformação sinodal das estruturas nacionais, serão refletidos temas como a corresponsabilidade laical, a transparência, a prestação de contas e a necessidade de avaliação para a melhoria dos processos”.

Na quarta-feira (18), serão debatidas e apresentadas as conclusões do encontro, que serão divulgadas publicamente.