O papa Leão XIV disse que a escuta sinodal não pode desconsiderar a autoridade do Colégio dos Bispos, mas que caminhar juntos "é o modo de vida e a missão da Igreja".

“A sinodalidade autêntica, por sua própria natureza, exige a escuta e a participação de todos os batizados, segundo sua vocação, mas não pode prescindir da autoridade conferida por Cristo ao colégio episcopal, tendo à frente o Sucessor de Pedro”, disse o papa aos promotores, palestrantes e participantes do congresso teológico Que tipo de bispo numa Igreja sinodal?, que ocorre na Itália de 6 a 9 de outubro.

O texto foi assinado em nome de Leão XIV pelo Secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, e enviado ao prior-geral da congregação camaldulense da Ordem de São Bento, padre Matteo Ferrari.

Nesses quatro dias, os participantes se concentram na figura e no ministério do bispo numa Igreja sinodal, sob a tese de que um estilo e um modo sinodal de Igreja não podem ser desenvolvidos sem repensar o ministério, segundo o Vatican News, serviço de informações da Santa Sé.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O papa disse ter apreço pela iniciativa que visa considerar, em sua profundidade teológica e eclesial, o princípio da sinodalidade e a figura do bispo como autoridade respeitada, "guardião e testemunha da fé", segundo a mensagem divulgada pelo sínodo dos Bispos.

Leão XIV disse esperar que os dias de estudo "inspirem uma compreensão renovada de que caminhar juntos é o modo de vida e a missão da Igreja", conclui a mensagem.