18 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco acrescenta mais dois bispos da China ao Sínodo da Sinodalidade

Imagem ilustrativa. | Daniel Ibáñez/ ACI Prensa

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje (21) os nomes dos novos participantes do Sínodo da Sinodalidade, entre os quais se destacam o arcebispo de Brasília, dom Paulo Cézar Costa, e dois bispos da China.

A assembleia será composta por 365 membros, incluindo o papa Francisco, que se reunirão em Roma durante o mês de outubro para discutir o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão”.

Na coletiva de imprensa que ocorreu hoje, a Santa Sé detalhou o calendário das sessões e informou sobre os novos participantes:

Dom Antonio Yao Shun, bispo de Jining/Wumeng, China, e dom Joseph Yang Yongqiang, bispo de Zhoucun, China, foram escolhidos pelo papa Francisco para fazerem parte do Sínodo.

Segundo Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação, esta não é a primeira vez que bispos chineses viajam a Roma para participar de uma Assembleia dos bispos, como aconteceu em 2018 no Sínodo dos Jovens.

Contudo, naquela ocasião só participaram em algumas sessões. Desta vez, dom Antonio Yao Shun e dom Joseph Yang estarão presentes em todas as reuniões.

Dom Yang Yongqiang foi ordenado bispo com a aprovação da Santa Sé em 2010 e está à frente da diocese de Zhoucun, na província de Shandong, na China continental, desde agosto de 2013.

Ele é vice-presidente da Conferência dos Bispos Católicos, aprovada pelo governo chinês, e foi eleito líder da Associação Patriótica Católica Chinesa em dezembro de 2016.

Dom Antonio Yao Shun foi o primeiro bispo consagrado na China nos termos do acordo entre a China e a Santa Sé, em 26 de agosto de 2019. Serve na diocese de Jining/Wumeng, na região autônoma chinesa da Mongólia Interior.

Para Ruffini, a incorporação destes dois novos bispos demonstra “a importância do povo chinês” e a sua presença é também muito significativa para a Igreja.

Dom Luis Marín de San Martín, subsecretário do Sínodo dos Bispos, disse na entrevista coletiva que isto representa “a riqueza da universalidade” da Igreja e disse que “todos os bispos estão incluídos nesta dinâmica”.

Não são os únicos nomes pertencentes a este país asiático. Na lista inicial de participantes do Sínodo de Outubro já havia sido informada a presença de dom Stephen Sau-Yan Chow, bispo de Hong Kong, China, e do Rev. Andrea Ding Yang, da diocese de Chongqing, China Continental.

Outras novidades

Também participarão o cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF), e dom Vincenzo Paglia, presidente da Pontifícia Academia para a Vida.

 

O cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer pediu ao papa Francisco, por razões desconhecidas, que retirasse o seu nome e não participará mais no Sínodo, apesar de ter aparecido na lista inicial.

O Sínodo também terá um total de 81 mulheres – sem contar as da Secretaria do Sínodo – e 85 pessoas no total não terão direito de voto.

Entre os novos participantes estão os seguintes nomes:

Superiores-gerais:

Irmã Mary Theresa Barron, presidente da União Internacional das Superioras Gerais

Irmã Nirmala Alex María Nazareth, superiora-geral das Irmãs do Carmelo Apostólico

Convidados especiais:

Margaret Karram (Obra de Maria)

Especialistas e facilitadores:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Dom Andrew Spiteri, núncio apostólico no México

Irmã Christina Danel, França

Péter Szabó, Hungria

Eva Gullo, Itália

Monsenhor Mario Antonelli, Itália

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar