Bispos de todo o mundo, cardeais e convidados do papa Francisco se reúnem de 4 a 29 de outubro no Vaticano para o Sínodo sobre a Sinodalidade, convocado pelo papa em outubro de 2021. Os delegados reunidos debaterão o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão”.

A seguir, o que é preciso saber sobre o próximo sínodo.

O que é sínodo da igreja católica?

Sínodo é uma reunião de bispos. Há sínodos de bispos em várias denominações cristãs, como as igrejas Ortodoxas, em que o governo da igreja se dá através de sínodos. Sínodos como reuniões temporárias de bispos sempre existiram na Igreja Católica e são chamados de sínodo ou concílio. Desde 1965, no entanto, o Sínodo dos Bispos é um corpo permanente de aconselhamento para o papa estabelecido pelo papa são Paulo VI. Esse sínodo se reúne em assembleias gerais ordinárias ou especiais convocadas pelo papa para tratar de questões específicas escolhidas por ele. Já houve 15 assembleias gerais ordinárias do sínodo dos bispos desde 1965.

Como funciona o sínodo?

Normalmente, os bispos se reúnem para discutir o tema proposto pelo papa. As propostas dos bispos são votadas e, quando aprovadas, entram em um documento final da assembleia que é apresentado ao papa. De posse desse documento o papa pode emitir um documento com validade para a Igreja universal.

Quando será o sínodo?

O Sínodo sobre a Sinodalidade teve início em 2021. Ele se desenvolveu em três fases distintas. A assembleia geral estava programada para ocorrer em outubro de 2023, mas o papa decidiu dividir a assembleia geral em duas sessões, uma em 2023 e outra em 2024. Nessa segunda sessão é que os bispos produzirão seu documento final. Como o Sínodo da Sinodalidade começou com uma fase de escuta aberta e todos os fiéis, o papa quis que os debates se estendessem por um ano para que a discussão continuasse também nas dioceses, onde começou o processo.

Onde acontece o sínodo?

O Sínodo sobre a Sinodalidade acontecerá no Vaticano, onde fica a sede da Igreja católica, como aconteceu na maioria das assembleias ordinárias do sínodo dos bispos. A assembleia de outubro, porém, será na Aula Paulo VI e não no novo salão do sínodo.

O que é sinodalidade?

O conceito que o papa decidiu propor ao sínodo dos bispos foi definido pela Comissão Teológica Internacional da Congregação para a Doutrina da Fé d Santa Sé em 2018 como “a ação do Espírito na comunhão do Corpo de Cristo e na jornada missionária do povo de Deus”.

O documento preparatório para a primeira fase do Sínodo, de 2021, descreveu a sinodalidade como “a forma, o estilo e a estrutura da Igreja”.

O último documento publicado pela Santa Sé diz que a sinodalidade também pode ser entendida como algo que “não deriva da enunciação de um princípio, de uma teoria ou de uma fórmula, mas se desenvolve a partir de uma disponibilidade para entrar numa dinâmica de vida construtiva, respeitosa e falar, ouvir e dialogar com oração”.

“Na raiz deste processo está a aceitação, tanto pessoal como comunitária, de algo que é ao mesmo tempo um dom e um desafio: ser uma Igreja de irmãs e irmãos em Cristo que se ouvem e que, ao fazê-lo, são gradualmente transformados pelo Espírito”, diz.

O papa Francisco disse que vê o Sínodo sobre a Sinodalidade como “uma jornada de acordo com o Espírito, não um parlamento para exigir direitos e reivindicar necessidades de acordo com a agenda do mundo, nem uma ocasião para seguir onde quer que o vento sopre, mas a oportunidade de ser dóceis ao sopro do Espírito Santo”.

Qual a etimologia da palavra sínodo?

Sínodo vem do grego sýnodos, formada pela partícula syn, que equivale ao latim e ao português co- de palavras como “colaboração” e “cooperação”, e hodós que significa “caminho”, “estrada”. Etimologiamente, portanto, “sínodo” significa algo como “caminho conjunto”. A palavra tem sido apresentada ao longo das fases do Sínod sobre a Sinodalidade como significando “caminhar juntos”.

O que foi a fase diocesana deste sínodo?

O Sínodo sobre a Sinodalidade começou com as dioceses escutando os fiéis em sessões organizadas de acordo com regras estabelecidas pelas próprias dioceses. A fase diocesana ocorreu em 112 das 114 dioceses do mundo, segundo as conferências nacionais de bispos. A conferência Nacional dos Bispos do Brasil não divulgou números relativos aos participantes. Conferências episcopais de várias partes do mundo, no entanto, fizeram estatísticas. A participação de fiéis na fase diocesana não passou de 2% dos católicos em nenhum país que fez a contagem.

Mais em

O que foi a fase continental do sínodo?

Depois da fase diocesana, as conferências episcopais nacionais convocaram equipes para preparar relatórios que consolidassem o que foi discutido na fase diocesana. Esses relatórios foram enviados para novas equipes que escreveram relatórios para cada um dos continentes com as questões mais importantes levantadas pelos relatórios nacionais.

O que é instrumentum laboris?

A expressão latina significa “instrumento de trabalho” e é o documento que serve de base para a discussão dos bispos durante a assembleia geral ordinária. O instrumentum laboris do Sínodo sobre a Sinodalidade foi escrito por uma equipe nomeada pelo papa Francisco que inclui padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas, com base nas sínteses continentais enviadas ao Vaticano.

O que haverá de diferente no sínodo sobre a Sinodalidade?

Pela primeira vez, o Sínodo dos Bispos em 2023 incluirá delegados com direito a voto que não são bispos. Quase um terço dos 364 delegados com direito a voto foram escolhidos diretamente pelo papa, incluindo leigos, sacerdotes, mulheres consagradas e diáconos. Cinquenta e quatro membros votantes são mulheres, o que também ocorre pela primeira vez.

A assembleia de outubro será realizada com os delegados sentados em mesas redondas de cerca de dez pessoas cada. A última parte da reunião de outubro concentrar-se-á na decisão dos próximos passos da Igreja e “nos necessários estudos teológicos e canónicos aprofundados em preparação” para uma segunda assembleia em Outubro de 2024.