O anúncio da visita do papa Francisco à cidade italiana de Áquila, no final de agosto de 2022, gerou especulações de que a viagem poderia ser um prelúdio da renúncia do papa, que já tem 85 anos.

O que Áquila tem a ver com a renúncia ao pontificado?

Na cidade no centro da Itália está enterrado o papa Celestino V, que liderou a Igreja Católica por apenas cinco meses e renunciou em 13 de dezembro de 1294. Canonizado em 1313, Celestino V repousa na basílica de Santa Maria de Collemaggio.

Celestino V renunciou há mais de 700 anos. Por que é relevante hoje?

Quando o papa Bento XVI se tornou o primeiro papa a renunciar em quase 600 anos em 2013, os vaticanistas lembraram que ele havia visitado o túmulo de Celestino V alguns anos antes.

Durante sua viagem em 28 de abril de 2009, ele colocou seu pálio, a vestimenta litúrgica de lã branca dada aos arcebispos metropolitanos, sobre o túmulo de Celestino V.

O episódio fez com que muitos sugerissem que esse ato simbolizava sua vontade de renunciar ao pontificado.

Há algo incomum sobre a data da visita papal a Áquila?

A viagem de Francisco a Áquila está prevista para o domingo, 28 de agosto, um dia após a criação de 21 novos cardeais.

Após a viagem, ele se reunirá com membros do Colégio dos Cardeais para discutir a nova constituição da Santa Sé, que entrou em vigor em 5 de junho.

Os três eventos: o consistório que cria novos cardeais, a viagem a Áquila e o consistório extraordinário, acontecerão em agosto, um mês em que não costuma acontecer quase nada no Vaticano devido às férias de verão.

O que Francisco vai fazer em Áquila?

Francisco fará uma visita privada à catedral da cidade, que ainda está em reconstrução após sofrer graves danos no terremoto de 2019, que matou mais de 300 pessoas.

Por que o papa Francisco abrirá uma porta santa?

Todos os anos, nos dias 28 e 29 de agosto, os católicos fazem uma peregrinação a Áquila para participar de um evento chamado “Perdão Celestino” ou Perdonanza Celestiniana, em italiano.

Depois de falar com as famílias das vítimas do terremoto, ele irá a Santa Maria di Collemaggio, onde celebrará a missa ao ar livre, rezará o Ângelus e abrirá a Porta Santa. O programa oficial da visita não menciona a tumba de Celestino V.

A abertura da porta santa marcará o início da celebração anual instituída pelo papa Celestino V em 1294 e inscrita pela UNESCO em sua lista de Patrimônio Cultural Imaterial em 2009.

O cardeal Giuseppe Petrocchi, de Áquila, disse que Francisco será o primeiro papa a abrir a porta sagrada em 728 anos.

Já houve rumores sobre a renúncia do Papa Francisco antes?

Dias depois que o papa Francisco passou por uma cirurgia no cólon em julho de 2021, rumores se espalharam nas redes sociais de que o papa planejava renunciar “nas próximas horas”. Francisco deixou o hospital e logo retomou sua agenda.

Mais em

Um fluxo constante de teorias de renúncia continuou surgindo ao longo de 2021. Os problemas de saúde do papa em 2022, que o forçaram a usar cadeira de rodas para eventos públicos, geraram mais boatos.

O papa Francisco disse alguma coisa sobre uma possível renúncia?

Após sua eleição em 2013, Francisco elogiou a decisão de Bento XVI de renunciar. Em uma entrevista de 2014, ele disse que “Bento é o primeiro e talvez haja outros. Não sabemos".

No entanto, o papa Francisco nunca disse explicitamente que pretende renunciar.

Falando após sua cirurgia no cólon em 2021, ele disse que “quando um papa está doente, há uma brisa ou um furacão de conclave”.

Ao falar sobre os rumores de demissão que pareciam ter origem em sua terra natal, a Argentina, acrescentou: “Não sei de onde tiraram na semana passada que eu ia apresentar minha demissão! Quando isso nem passou pela minha cabeça!"

Confira também: