A Arquidiocese de Manágua (Nicarágua) denunciou que paramilitares e policiais atacaram durante a madrugada de sábado a paróquia da Divina Misericórdia, onde estavam refugiados vários estudantes, provocando a morte de um jovem e deixando vários feridos.

Através de sua conta no Facebook, a Arquidiocese denunciou à noite o ataque dos paramilitares na paróquia e exigiu que se retirassem do local.

Segundo a mídia, refugiaram-se na paróquia dezenas de estudantes que na sexta-feira estavam escondidos na Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua (UNAN), de onde foram violentamente expulsos pelos paramilitares e pela polícia.

Entretanto, pela manhã, a Arquidiocese indicou que a paróquia continuava sendo fortemente atacada e que o jovem Gerald Vázquez morreu depois de ser baleado na cabeça.

O Cardeal Leopoldo Brenes "pede ao governo, único responsável por estas ações, que detenha este massacre contra as pessoas da paróquia. Unamo-nos em oração", expressou a Arquidiocese.

Como a agressão não cessou, o Purpurado foi à paróquia acompanhado pelo Núncio Apostólico, Dom Waldemar Sommertag, e representantes das organizações internacionais.

"O Cardeal Leopoldo José Brenes e o Núncio Apostólico já estão na paróquia da Divina Misericórdia e conseguiram deixar as ambulâncias entrarem para levar os feridos. Continuam mediando para tirar todos os estudante. Sigamos rezando pela paz na Nicarágua, pelos bispos e sacerdotes que realizam sua missão profética", indicou.

Os ataques contra a UNAN e depois contra a paróquia ocorreram durante um dia de paralisação trabalhista de oposição.

As fotos divulgadas pela Arquidiocese de Manágua, com marca dos disparos contra as paredes e janelas da paróquia, mostram a violência da polícia e dos paramilitares.

"É urgente que parem imediatamente de realizar os ataques que acontecem neste momento em Monimbó, Masaya, contra estudantes da UNAN e da Igreja", escreveu no Twitter o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas.

Por sua parte, o Secretário Geral da OEA, Luis Almagro, solicitou às autoridades que permitissem que especialistas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) ingressassem na universidade.

O Bispo auxiliar de Manágua, Dom Silvio Báez, informou que os jovens "que passaram a noite sob o ataque na paróquia Divina Misericórdia serão levados à Catedral através da mediação do Núncio, do Cardeal Brenes e da Comissão de Verificação e Segurança. Deus os ajude!".

Em sua conta no Twitter, denunciou que o governo da Nicarágua "ultrapassa o limite do desumano e do imoral". Indicou que a "repressão criminal desde sexta-feira à noite contra civis, principalmente estudantes, é condenável sob todos os pontos de vista. A comunidade internacional não pode ser indiferente!”.

Confira também:

Mais em