Depois de participar de audiência pública no Supremo Tribunal Federal sobre a descriminalização do aborto e apontar o ativismo judicial, Pe. José Eduardo de Oliveira, da Diocese de Osasco (SP) denunciou que sua fala foi cortada em vídeo publicado no canal oficial da instituição, o qual foi retirado do ar em seguida.

O sacerdote, que é professor de Teologia Moral, foi um dos representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante a audiência pública convocada pelo STF sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442/2017 (ADPF 442), que propõe a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. A audiência aconteceu nos dias 3 e 6 de agosto e o presbítero participou no segundo dia.

Na terça-feira, 7 de agosto, Pe. José Eduardo informou em sua página de Facebook que o canal oficial do SFT no Youtube havia publicado vídeos da íntegra da audiência, porém, a sua fala tinha sido cortada.

“Para minha surpresa, eles simplesmente cortaram a parte final do meu discurso, justamente aquela em que eu começava falando sobre a Romênia, que foi muito citada na audiência e é apresentada como exemplo de diminuição do número de aborto após a aprovação e eu mostrava que, muito pelo contrário, o aborto na Romênia é nove vezes maior do que no Brasil”, afirmou.

Segundo o sacerdote, “mostrando esses números, chegava à conclusão de que, exatamente ao contrário do que tinha sido sustentado na audiência de sexta-feira, quando se legaliza o aborto, o número de práticas aumenta”.

“Então, eu terminava dizendo: ‘Não mintam para o povo brasileiro, não subestimem a democracia. Democracia não é somente voto’. Essa frase é sempre muito dita pelo ministro Barroso”.

No trecho cortado de sua fala, o sacerdote ainda afirmava que “os brasileiros estão vendo o que está acontecendo aqui. Sabem o teatro que está sendo armado e sabem fazer valer o seu papel no regime democrático”.

Para Pe. José Eduardo, “é um absurdo que justamente o STF não queira nos dar a voz completa e agora corte o vídeo da nossa apresentação. Eles disseram que estavam lá para ouvir, mas, como vocês podem perceber, não é bem isso”.

Após essa denúncia feita por Pe. José Eduardo em suas redes sociais, o vídeo da audiência com a sua participação foi retirado do canal do Youtube do STF. O vídeo em que mostrava a participação do sacerdote era intitulado ‘Audiência Pública - Descriminalização do aborto (4/4)’.

Até o fechamento desta matéria, estavam no canal do Youtube do Supremo apenas os vídeos 1/4, 2/4 e 4/4.

“Curioso é que, a partir deste corte, todas as apresentações da manhã foram cortadas e, no lugar, foram colocadas as falas da sexta-feira! Na segunda-feira de manhã tinha mais pró-vidas!!!  Estranho!”, denunciou Pe. José Eduardo, ao atualizar sua publicação na tarde de terça-feira.

Confira também: