Na Santa Missa celebrada na capela da Casa Santa Marta nesta terça-feira, 10 de março, o Papa Francisco rezou por aqueles que sofrem a epidemia do coronavírus e pelos sacerdotes para que tenham a coragem de levar a Palavra de Deus e a Eucaristia.

“Continuamos rezando juntos pelos doentes, pelos profissionais de saúde, por tantas pessoas que sofrem essa epidemia. Rezemos ao Senhor também pelos nossos sacerdotes para que tenham a coragem de sair e ir ao encontro dos doentes, levando a força da Palavra de Deus e a Eucaristia, e de acompanhar os profissionais de saúde, os voluntários, nesse trabalho que estão fazendo”, pediu o Papa.

Assim indicou na Missa privada transmitida ao vivo nesta terça-feira, por vontade do próprio Papa Francisco, “para permitir a quem desejar de acompanhar as celebrações em união de oração com o Bispo de Roma”, após as medidas tomadas pelas autoridades italianas para impedir a propagação do coronavírus COVID-19.

As medidas aplicadas implicam a suspensão de todas as Missas públicas na Itália, incluindo a Diocese de Roma e o Vaticano, até o próximo dia 3 de abril, além da suspensão de escolas, competições esportivas, fechamento de cinemas, museus, incluindo os Museus Vaticanos.

Em sua homilia pronunciada na Missa desta terça-feira, o Santo Padre disse que "ontem a Palavra de Deus nos ensinava a reconhecer os nossos pecados e a confessá-los, mas não somente com a mente, também com o coração, com um espírito de vergonha", e reforçou "a vergonha como uma postura mais nobre diante de Deus pelos nossos pecados".

“E, hoje, o Senhor chama todos, pecadores, a dialogar com Ele, porque o pecado nos fecha em nós mesmos, nos faz nos escondermos ou esconde a nossa verdade, dentro. É isso que aconteceu com Adão, com Eva: depois do pecado, se esconderam porque tinham vergonha; estavam nus. E o pecador, quando sente a vergonha, depois tem a tentação de se esconder. E o Senhor chama: ‘Vamos, venham, vamos discutir’, diz o Senhor, ‘vamos falar do teu pecado, da tua situação. Não tenham medo”, explicou o Papa.

Ao comentar a Primeira leitura do livro do Profeta Isaías (Isaías 1,10.16-20), o Papa lembrou que o Senhor diz que, “mesmo se os pecados de vocês fossem como a cor de escarlate, vão se tornar brancos como a neve. Se fossem vermelhos como a púrpura, vão se tornar como lã”, e acrescentou: “Venham, porque eu sou capaz de mudar tudo, diz o Senhor, não tenham medo de vir falar, sejam corajosos mesmo com as misérias de vocês”.

Nesse sentido, o Santo Padre contou uma história de um santo penitente que "rezava muito. E procurava sempre dar ao Senhor tudo aquilo que o Senhor lhe pedia", mas um dia "ele estava um pouco irritado com o Senhor" e disse: "Mas, Senhor, eu não te entendo. Eu te dou tudo, tudo, e tu sempre está tão insatisfeito, como se faltasse alguma coisa. O que falta?”. E o Senhor lhe respondeu: “Me dê os teus pecados: é isso que falta".

Por isso, o Pontífice incentivou a "ter a coragem de ir falar com o Senhor com as nossas misérias". "Esse é o convite do Senhor", disse o Papa "mas sempre há um engano: ao invés de ir falar com o Senhor, fingir de não ser pecadores".

Da mesma forma, ao refletir sobre o Evangelho da Liturgia do dia (Mateus 23,1-12), o Papa enfatizou que o Senhor censura os doutores da lei que fazem as obras "para serem admiradas pelas pessoas... estão satisfeitos pelos lugares de honra nos banquetes, dos primeiros lugares nas sinagogas, das saudações nas praças, como também de serem chamados Rabbi das pessoas”.

“A aparência, a vaidade. Encobertar a verdade do nosso coração com a vaidade. A vaidade nunca cura! A vaidade nunca cura. Além disso, é venenosa, continua trazendo a doença do coração, trazendo aquela dureza de coração que te diz: ‘Não, não vá ao Senhor, não vá. Você fica’”, alertou o Papa.

Nesse sentido, o Pontífice observou que “a vaidade é apenas o lugar para se fechar ao chamado do Senhor. Em vez disso, o convite do Senhor é aquele de um pai, de um irmão: Venham! Vamos conversar, falar. Ao final, Eu sou capaz de mudar a tua vida do vermelho ao branco”.

Finalmente, o Santo Padre concluiu sua homilia rezando para que “essa Palavra do Senhor nos encoraje; que a nossa oração seja uma oração real. Da nossa realidade, dos nossos pecados, das nossas misérias. Fale com o Senhor. Ele sabe, Ele sabe o que somos. Sabemos disso, mas a vaidade nos convida sempre a encobertar. Que o Senhor nos ajude”.

Leituras comentadas pelo Papa Francisco:

Isaías 1,10.16-20

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos — diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 19Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!

Mateus 23,1-12

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.

5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.

6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

Mais em

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: