O Papa Francisco pediu que as próximas Missas que presidirá na Casa Santa Marta, sem a participação dos fiéis, sejam transmitidas ao vivo através do canal do Vaticano no YouTube “para permitir a quem desejar de acompanhar as celebrações em união de oração com o Bispo de Roma".

Assim informou no domingo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, ao responder às perguntas dos jornalistas depois de ter informado, em 7 de março, a suspensão da participação dos fiéis nas Missas diárias presididas pelo Pontífice.

“Em relação à situação particular devido ao risco de difusão do coronavírus COVID-19, o Santo Padre determinou que as missas por ele celebradas em caráter privado na Casa Santa Marta nos próximos dias sejam transmitidas ao vivo, através do player do Vatican News, e distribuídas pelo Vatican Media aos meios conectados, para permitir a quem desejar de acompanhar as celebrações em união de oração com o Bispo de Roma”, escreveu Bruni, em 8 de março.

Nestes últimos dias, o Vaticano seguiu as recomendações emitidas pelo governo italiano para evitar o contágio do coronavírus COVID-19, entre as quais o Pontífice dirigiu a oração do Ângelus no domingo na Biblioteca do Palácio Apostólico e não na Praça de São Pedro.

O Vaticano aplicou essas medidas para evitar aglomerações na Praça de São Pedro, por isso a Audiência Geral da próxima quarta-feira, 11 de março "será realizada da mesma maneira".

Segundo informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, em 7 de março, o Vaticano tomou essa decisão “para evitar os riscos de difusão do COVID-19 causados ​​por multidões de pessoas durante os controles de segurança para o acesso à praça, como solicitam as autoridades italianas”.

Assim, o comunicado de imprensa da Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que a participação na celebração da Missa do Papa na Casa Santa Marta "será suspensa" até o domingo, 15 de março "de acordo com as disposições da Direção de Saúde e Higiene do Vaticano”, por isso o “Santo Padre celebrará a Eucaristia em privado”.

Além disso, o Vaticano informou que aplicará novas medidas para impedir a propagação do coronavírus COVID-19, de acordo com as últimas disposições das autoridades italianas que estabelecem medidas mais preventivas para impedir a propagação do coronavírus.

Tais medidas que serão observadas nos Dicastérios e outras entidades da Santa Sé ou a ela relacionadas e no Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano incluem “o fechamento de precaução”, até 3 de abril de 2020, dos Museus do Vaticano , do escritório das escavações da Basílica de São Pedro (conhecida como "Scavi"), do Museu das Vilas Pontifícias e de outros espaços museológicos das Basílicas Pontifícias.

Anteriormente, o governo italiano emitiu um decreto em 4 de março, no qual suspendeu as aulas em todos os centros educacionais até 15 de março, estabeleceu uma distância mínima de um metro entre as pessoas e suspendeu todos os eventos que envolvem multidões de pessoas , entre eles, eventos esportivos.

Por sua vez, a Conferência Episcopal Italiana anunciou por meio de um decreto publicado no domingo, 8 de março, que decidiu suspender todas as Missas na Itália até o próximo dia 3 de abril.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: